Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Implantação do curso de Engenharia de Pesca e Aqüicultura é defendida por Marinha Raupp


A deputada Marinha Raupp(PMDB-RO)  defendeu  a implantação de um curso de Engenharia da Pesca e Aqüicultura na Universidade Federal de Rondônia (UNIR),  para atender à demanda do estado que tem  inúmeras colônias de pescadores em atividades, em várias regiões. Segundo a deputada, diversos municípios do estado possuem as condições de infra-estrutura para a criação e engorda de peixes voltados, principalmente para a comercialização.

Para tanto, a deputada acompanhado do reitor, professor Januário Amaral, esteve com o ministro da Aqüicultura e Pesca solicitando o apoio para que o curso seja instalado o mais breve possível. Marinha Raupp sugeriu que a universidade utilizasse as instalações físicas da antiga Escola Agrotécnica da cidade de Presidente Médici, construída pelo então prefeito, hoje deputado estadual pelo PMDB, Chico Paraíba, como parte do projeto integrado e economicamente sustentado do município.  A escola desativada há bastante tempo conta com laboratórios equipados e tanques para criação.

O curso que se destina a qualificar e aperfeiçoar os interessados na arte da pesca quanto á utilização de métodos e aparelhos de detecção de pescar e também de métodos de transporte, beneficiamento e armazenamento do pescado em terra e à bordo das embarcações.

A deputada justifica sua proposta explicando que o curso é  de grande importância para a melhoria da mão de obra especializada da região por aplicar conhecimentos básicos da biologia, das ciências exatas(física, matemática e química), em três grandes áreas: pesca(captura), aqüicultura(criação de organismos aquáticos) e a industrialização(beneficiamento e transformação).

Marinha Raupp informou ainda, que tem lutado em Brasília para que o governo federal ofereça todas as condições para que a UNIR expanda seus cursos nas modalidades -   presencial e a distância -  como forma de atender ás várias regiões do estado. Tem defendido junto ao ministério da Educação(MEC) que dentro do Plano de Expansão do Ensino Superior, a universidade contemple o município de São Miguel de Guaporé.

“Tenho defendido a expansão da UNIR e a estruturação dos cursos já existentes com a implantação de laboratórios e outros equipamentos, visando a melhoria do ensino”, afirmou  a deputada, ao demonstrar sua preocupação com o aperfeiçoamento e a qualificação dos rondonienses.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)