Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Implantação do curso de Engenharia de Pesca e Aqüicultura é defendida por Marinha Raupp


A deputada Marinha Raupp(PMDB-RO)  defendeu  a implantação de um curso de Engenharia da Pesca e Aqüicultura na Universidade Federal de Rondônia (UNIR),  para atender à demanda do estado que tem  inúmeras colônias de pescadores em atividades, em várias regiões. Segundo a deputada, diversos municípios do estado possuem as condições de infra-estrutura para a criação e engorda de peixes voltados, principalmente para a comercialização.

Para tanto, a deputada acompanhado do reitor, professor Januário Amaral, esteve com o ministro da Aqüicultura e Pesca solicitando o apoio para que o curso seja instalado o mais breve possível. Marinha Raupp sugeriu que a universidade utilizasse as instalações físicas da antiga Escola Agrotécnica da cidade de Presidente Médici, construída pelo então prefeito, hoje deputado estadual pelo PMDB, Chico Paraíba, como parte do projeto integrado e economicamente sustentado do município.  A escola desativada há bastante tempo conta com laboratórios equipados e tanques para criação.

O curso que se destina a qualificar e aperfeiçoar os interessados na arte da pesca quanto á utilização de métodos e aparelhos de detecção de pescar e também de métodos de transporte, beneficiamento e armazenamento do pescado em terra e à bordo das embarcações.

A deputada justifica sua proposta explicando que o curso é  de grande importância para a melhoria da mão de obra especializada da região por aplicar conhecimentos básicos da biologia, das ciências exatas(física, matemática e química), em três grandes áreas: pesca(captura), aqüicultura(criação de organismos aquáticos) e a industrialização(beneficiamento e transformação).

Marinha Raupp informou ainda, que tem lutado em Brasília para que o governo federal ofereça todas as condições para que a UNIR expanda seus cursos nas modalidades -   presencial e a distância -  como forma de atender ás várias regiões do estado. Tem defendido junto ao ministério da Educação(MEC) que dentro do Plano de Expansão do Ensino Superior, a universidade contemple o município de São Miguel de Guaporé.

“Tenho defendido a expansão da UNIR e a estruturação dos cursos já existentes com a implantação de laboratórios e outros equipamentos, visando a melhoria do ensino”, afirmou  a deputada, ao demonstrar sua preocupação com o aperfeiçoamento e a qualificação dos rondonienses.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) discutiu, mais uma vez, a atualização do Plano

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)