Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ieda Chaves conquista a aprovação da criação da Frente Parlamentar Feminina na Alero

Frente garante ampliar a participação e dar mais voz às mulheres.


Ieda Chaves conquista a aprovação da criação da Frente Parlamentar Feminina na Alero  - Gente de Opinião

Um projeto de resolução idealizado pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), que visa a criação da Frente Parlamentar Feminina no âmbito da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), ganhou aprovação, nesta semana, mais um motivo de comemoração neste Dia Internacional da Mulher. A Frente garante ampliar a participação e dar mais voz às mulheres, independentemente de seu partido de origem, nas pautas de interesses deste público.

Na visão de Ieda Chaves é de suma importância dar mais representatividade a partir de interesses à causa feminina em âmbito estadual. “O nosso objetivo é proporcionar uma política democrática e igualitária, que dê voz a elas, para que sintam o valor que possuem e tenham estímulos para participação na política, ampliando as políticas públicas disponíveis”, disse.

Ieda lembra que, a partir de agora, haverá atribuições de natureza institucional às deputadas eleitas, entre elas: Cláudia de Jesus (PT), Gislaine Lebrinha (União Brasil), Dra. Taíssa (PSC), Rosângela Donadon (União Brasil). “Faremos estudos, debates e adoção de providências para criar instrumentos de apoio, fortalecimento e representatividade. Além disso, abordar e viabilizar iniciativas, por meio deste parlamento, que possam atuar no combate à violência e ampliação do acesso à saúde e ao mercado de trabalho, por exemplo”, acrescenta.

Dados

Atualmente, a 11 ª Legislativa da Casa de Leis possui 24 vagas, sendo cinco mulheres, a maior representatividade feminina da história. A atuação delas, oriundas de diferentes regiões do estado de Rondônia, é voltada para áreas diversas.

Aprovação

O projeto de resolução foi aprovado por unanimidade quando apresentado em sessão ordinária, na última terça-feira (7). Com esta deliberação, uma maior visibilidade será dada às questões que afetam o universo feminino. A resolução já está em vigor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia, Alex Redano, solicita oferta de cursos profissionalizantes para Ouro Preto do Oeste

Presidente da Assembleia, Alex Redano, solicita oferta de cursos profissionalizantes para Ouro Preto do Oeste

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), encaminhou uma Indicação ao Governo do Estado, com

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Um momento histórico para a cultura rondoniense foi registrado na Assembleia Legislativa de Rondônia com a entrega do voto de louvor às agremiações

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Os trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) passarão a ter direito à Licença-Prêmio por Assiduidade, conforme pr

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)