Segunda-feira, 11 de junho de 2012 - 14h13
A Agência Idaron está realizando na primeira quinzena de junho, o monitoramento sorológico de reprodutores suínos para a peste suína clássica (PSC), nas granjas cadastradas em todo o Estado. Durante este período será colhida uma amostra de sangue do reprodutor ou matriz mais velha da propriedade, totalizando aproximadamente 360 em todo o estado.
As amostras colhidas serão encaminhadas a um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura (MAPA), visando atestar que o rebanho continua isento da doença e manter Rondônia na zona livre da peste suína clássica.
Durante a visita para colheitas das amostras, é realizada a vistoria geral do rebanho suíno, além da inspeção de alguns exemplares em cada propriedade. Esse monitoramento é feito semestralmente pelos fiscais da Agência Idaron para continuar comprovando a ausência do vírus no estado.
Além do monitoramento, também é realizado durante os meses de agosto e setembro, o inquérito soroepidemiológico em criatórios de suínos, onde serão colhidas aproximadamente 2.600 amostras em todo o Estado.
A peste suína clássica é uma doença viral, altamente contagiosa, podendo determinar quadros de febre, abortos, hemorragias múltiplas e alta morbidade e mortalidade. Os suínos e javalis são os únicos reservatórios naturais do vírus da PSC, que normalmente é transmitido por meio do contato direto entre os animais ou objetos contaminados. O período de incubação varia de sete a dez dias.
“Com esses procedimentos estamos mantendo uma grande vigilância, proporcionando a manutenção de status de livre da peste suína clássica”, diz o presidente do Idaron, Marcelo Henrique Borges.
Rondônia faz parte da zona livre, ao lado dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Groso do Sul, Mato Grosso,Goiás,Tocantins, Distrito Federal, Bahia e Sergipe.
Fonte: Decom
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)