Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Idaron retira produtos vencidos das revendedoras para incineração



A coordenadora do Programa de Agrotóxico e Devolução de Embalagens Vazias, da Agência Idaron, Eutália da Cunha, informou nesta quarta-feira (09) que estará realizando a retirada do mercado de produtos agrotóxicos "obsoletos, falsificados e irregulares" em várias cidades do interior de Rondônia. A operação vai retirar do comércio mais de 6 mil quilos de produtos com validade vencida nos municípios de Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Vilhena, São Miguel, Santa Luzia, Alvorada do Oeste, Costa Marques, Espigão do Oeste, São Felipe do Oeste e Chupinguaia.

O material líquido e sólido apreendido será levado até a central em Ouro Preto do Oeste onde serão armazenados em 'barricas' de 20 quilos. É lá que funciona um centro de armazenamento onde se espera reunir uma estimativa de 6 mil quilos, que serão, finalmente, transportados, via terrestre, pela transportadora Luft até a empresa Tribel, no Rio de Janeiro, aonde o material será incinerado.

A retirada será feita no dia 17 de julho, e corresponde a primeira remessa dessa natureza realizada em Rondônia. Segundo a coordenadora, desde abril, que um levantamento minucioso vem sendo feito dos produtos interditados por vencimento, e que agora deverão ser retirados do mercado.

Eutália explica que devido ao alto custo da retirada individual desses produtos, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – Inpev, com apoio logístico da Agência Idaron vem realizando essa operação. "Claro, que isso não impede que os fabricantes cheguem até o local onde há produtos interditados e façam a coleta também", informou.

Ela disse que está ação é inovadora, e somente nos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais, existe algo semelhante. "A ação é muito importante porque visa retirar produtos obsoletos que podem causar danos ao meio ambiente", finalizou.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, na última semana de junho, o Projeto de Lei 921/2025, de autoria da Mesa Diretora, que promove uma amp

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON) encaminhou nesta segunda-feira (7) um ofício à bancada federal rondoniense sol

Deputada Cristiane Lopes recebe representantes do IFRO e reforça compromisso com a Educação de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes recebe representantes do IFRO e reforça compromisso com a Educação de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) recebeu nesta terça-feira (8), comitiva do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), liderada pelo

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)