Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Idaron retira produtos vencidos das revendedoras para incineração



A coordenadora do Programa de Agrotóxico e Devolução de Embalagens Vazias, da Agência Idaron, Eutália da Cunha, informou nesta quarta-feira (09) que estará realizando a retirada do mercado de produtos agrotóxicos "obsoletos, falsificados e irregulares" em várias cidades do interior de Rondônia. A operação vai retirar do comércio mais de 6 mil quilos de produtos com validade vencida nos municípios de Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Vilhena, São Miguel, Santa Luzia, Alvorada do Oeste, Costa Marques, Espigão do Oeste, São Felipe do Oeste e Chupinguaia.

O material líquido e sólido apreendido será levado até a central em Ouro Preto do Oeste onde serão armazenados em 'barricas' de 20 quilos. É lá que funciona um centro de armazenamento onde se espera reunir uma estimativa de 6 mil quilos, que serão, finalmente, transportados, via terrestre, pela transportadora Luft até a empresa Tribel, no Rio de Janeiro, aonde o material será incinerado.

A retirada será feita no dia 17 de julho, e corresponde a primeira remessa dessa natureza realizada em Rondônia. Segundo a coordenadora, desde abril, que um levantamento minucioso vem sendo feito dos produtos interditados por vencimento, e que agora deverão ser retirados do mercado.

Eutália explica que devido ao alto custo da retirada individual desses produtos, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – Inpev, com apoio logístico da Agência Idaron vem realizando essa operação. "Claro, que isso não impede que os fabricantes cheguem até o local onde há produtos interditados e façam a coleta também", informou.

Ela disse que está ação é inovadora, e somente nos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais, existe algo semelhante. "A ação é muito importante porque visa retirar produtos obsoletos que podem causar danos ao meio ambiente", finalizou.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a

Deputado Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Deputado Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança,

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)