Terça-feira, 20 de novembro de 2007 - 23h36
A Comissão da Amazônia e Desenvolvimento Regional, realizou nesta terça-feira(20)a abertura oficial da etapa nacional do I Simpósio da Amazônia e Desenvolvimento Nacional, que durará até dia 23 com mesas de debates e exposição dos produtos dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Entre as temáticas serão tratados: Plano Amazônia Sustentável; Ordenamento Territorial, Gestão Ambiental e Produção Agropecuária; Infra-estrutura para o Desenvolvimento, entre outros.
O Vice-presidente da República, José Alencar, que participou da solenidade, disse que o Brasil precisa cobiçar a Amazônia como os estrangeiros cobiçam, não para expoliá-la mas para defender um patrimônio nacional.
Para a presidente da Comissão da Amazônia, deputada Vanessa Grazziotin(PcdoB/AM), a realização do Simpósio demonstra a unidade dos parlamentares dos estados amazônicos em defesa de um novo projeto de desenvolvimento para a Amazônia.
De acordo com o Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT/RO), o simpósio tem um propósito maior do que apenas falar do desenvolvimento sustentável da Amazônia, mas para se resgatar o Programa Amazônia Sustentável (PAS) e propor ações de infra-estrutura e políticas públicas eficientes. " Antes da preservação ambiental, precisamos pensar na sustentabilidade das famílias da região", observou.
O ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, defendeu como prioridade dessa causa, o estabelecimento de um plano de desenvolvimento da região e a definição do zoneamento econômico e ecológico.
O evento contou ainda com a presença do Presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, Ministros, deputados e senadores, e governadores da região norte.
Programação - Dentro das atividade programadas para o Simpósio, o deputado Eduardo Valverde coordenará às 15h, o painel: Inovação e Produção Sustentável. Participarão dessa temática representantes o Ministério da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; da Educação, Fernando Haddad e do ministério de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger .
Fonte: Leila Brito
Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia
O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre
Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)