Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Historiadores discutem evento que marca Aniversário PVH


Vários escritores e historiadores se reuniram esta semana com o presidente da Fundação Iaripuna, Júlio Yriarte, para tratar do seminário intitulado Porto Velho, um Século de História, organizado pela Prefeitura da capital. O evento vai abordar todos os aspectos da história do município.

No encontro, que vem acontecendo sempre às quartas-feiras, foram debatidos diversos temas que vão ser tratados durante o seminário, cujo objetivo principal é resgatar, valorizar e divulgar a história de Porto Velho, informa Yriarte, que coordenou a reunião.

“Houve vários debates durante a reunião, que resultaram na composição final das estratégias e técnicas para o lançamento e o desenvolvimento do seminário que vai acontecer no período de dois a cinco de outubro, em comemoração ao centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e ao aniversário de Porto Velho”, disse o presidente da Fundação Iaripuna.

Participaram da reunião os pesquisadores Matias Mendes, Abnael Machado, Yêdda Borzacov, Emmanuel Gomes, Marcos Teixeira, Alexandre Thomas Harrison, Mário Jonas Guterres, Antônio Cândido e Cláudio Feitosa.

Fonte: Ascom -
Augusto

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Gente de Opinião Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)