Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Hidrovia: Fórum debate navegabilidade do rio Madeira


Para debater sobre o cenário futuro da navegação pós-usina e os impactos socioeconômicos aos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, foi realizado na mahã desta quinta-feira (19), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Porto Velho, o Fórum de Navegabilidade.

Para o governador Confúcio Moura, foi um marco na história da navegabilidade para toda a região Amazônica. “Temos o rio Amazonas, que é uma das grandes hidrovias naturais, e o rio Madeira deve ficar em terceiro ou segundo lugar. Temos que olhar mais para a nossa região que possui um grande potencial, mas a impressão que dá é que não gostamos da Amazônia, viajamos para outras regiões e outros países, mas esquecemos o Acre, Roraima, Amapá. Se fosse em outros lugares, essa hidrovia seria toda iluminada e sinalizada, infelizmente temos esse preconceito, que muitas vezes, sai daqui mesmo”, observou Confúcio.

No final de março, uma comitiva percorreu o rio Madeira, saindo de Porto Velho, até Manaus, onde foi avaliada a navegabilidade do Rio. “Identificamos 32 pontos críticos, que dificultam a navegação e que podem causas acidentes, como os pedrais e bancos de areais. Foi uma produtiva viagem, que resultou em um relatório que está pronto e vamos encaminhar para providências no sentido de tornar o rio navegável com mais segurança”, disse Ricardo Sá, diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH).

O comandante do 9° Distrito Naval, almirante Antônio Carlos Frade, destacou a importância da hidrovia para o desenvolvimento de Rondônia. “Não se pode dizer que existe uma hidrovia aqui no rio Madeira, há a necessidade de grandes obras para ser chamada de hidrovia. Por aqui há um grande fluxo de pessoas que utilizam o rio como meio de transporte, além do transporte de cargas, que é intenso. Se os serviços de navegabilidade forem feitos, vai haver uma melhora significativa na execução desses serviços”, disse.

Ainda segundo o comandante, em 2010, R$ 4 milhões em cargas passaram pelo Madeira e o transporte aquático é menos poluente que qualquer outro. “Com a hidrovia podemos atingir a marca de R$ 40 a R$ 50 milhões, o que significa de 10 a 12 vezes mais que a capacidade atual. Além disso, uma pequena embarcação é capaz de transportar a mesma carga que, por terra, precisaria de vários veículos. A embarcação polui menos que qualquer outro meio”.

O superintendente de navegações interior da Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski falou da necessidade de tornar a navegação mais segura. “Com o início da operação de uma das usinas, houve algumas complicações, como o assoreamento de algumas áreas. Todos os impactos na hidrovia precisam ser avaliados e os trabalhos necessários realizados para tornar a navegação mais segura e eficiente”.

Sá destacou ainda a falta de investimento no setor. “É preciso a limpeza e dragagem do rio. Infelizmente no Brasil não há investimento no transporte hidroviário, só nas rodovias. Com a hidrovia podemos transformar Rondônia”, conclui o diretor presidente da SOPH.

O senador Valdir Raupp falou das dificuldades ocasionadas pela falta de projetos. Segundo ele, foram perdidos R$ 200 milhões, justamente por não haver um projeto pronto para o novo Porto. “O que falta no Brasil não é dinheiro, são projetos. Está hidrovia é muito importante, por aqui passam várias riquezas. Não adiante buscar dinheiro se não tivermos projetos. Fico feliz, porque sei que o atual governador desde o primeiro ano de gestão trabalha na criação de bons projetos”, disse Raupp.

Confúcio disse ainda que há união e iniciativa de diversos segmentos em defesa da hidrovia é muito importante, é preciso a cooperação e empenho de todos. “Cada um tem que fazer sua parte. Essa hidrovia será uma importante estratégia pra alavancar nossa região”, finalizou Confúcio.

O presidente do Sindicato das Empresas de Travessia e Navegação, Transporte de Passageiros, Veículos e Cargas Lacustre e Fluvial do Estado de Rondônia (Sindfluvial), Raimundo Cavalcante Filho, considerou o Fórum um marco momento importante para a navegação, e acredita que esse é o início de uma nova era hidroviária.

O evento foi uma iniciativa do Sindfluvial, da Sociedade de Portos e Hidrovias (Soph), Federação das Industrias do Estado de Rondônia (Fiero), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marinha do Brasil e Federação Nacional das Empresas de Navegação Marítima, e reuniu diversas autoridades do Estado e região.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes

A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)