Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 - 12h22
Jorge Fraxe destacou as ações do órgão após a Medida Provisória - MP 595/2012, que transferiu as responsabilidades de manutenção, dragagem e sinalização dos rios para a Secretária Especial de Portos da Presidência da República – SEP. Para o diretor geral, esta transição tem diminuído o ritmo das ações do DNIT.
Durante a reunião, o diretor geral do Dnit, disse que a Hidrovia do Rio Madeira será usada como modelo para os outros modais do país. Segundo ele, não basta fazer a dragagem do rio, é preciso estudos a longo prazo para a manutenção dos leitos e principalmente, a proteção de suas margens. O diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, falou da importância dos modais hidroviários tanto do Madeira quanto do Teles Pires/Tapajós em Mato Grosso. Para ele, o volume transportado na região e a potencialidade destes modais, os coloca entre os maiores do Brasil.
O secretário de Portos e Hidrovias de Rondônia - Soph, Ricardo de Sá, apresentou dois eventos estaduais que buscam divulgar as hidrovias rondonienses e neste ano, casará as datas de eventos nacionais com os de Rondônia. O intuito é aumentar o número de participantes.
Fraxe solicitou à Ricardo de Sá e aos presentes, propostas de um modelo de plano de dragagem no Rio Madeira. As propostas serão encaminhadas por uma equipe técnica para que o Ibama possa avaliar. Segundo Sá, esta é uma oportunidade impar para o Estado. “O movimento será muito bem vindo e seguiremos o direcionamento do governador Confúcio Moura, onde fortaleceremos os interesses de Rondônia. Combinaremos nos projetos a restauração da BR 364 e posteriormente com a ferrovia Norte-Sul levando nosso Estado ao eixo de desenvolvimento dos principais polos nacionais”, completou.
Fonte: Alex Nunes
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