Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Hermínio muda estilo da atuação da Assembléia



A administração da Assembléia Legislativa, em apenas um mês, sob o comando do deputado Hermínio Coelho (PSD), mudou de estilo e ganhou respeito e a confiabilidade dos servidores no âmbito interno do Poder Legislativo de Rondônia. O mesmo pode ser dito no entrosamento com os demais poderes constituídos e entidades dirigentes, no âmbito externo, já que com os dirigentes do Executivo, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública têm conversado sempre no intuito de manter a harmonia e o respeito mútuo. A população demonstra entusiasmo com o novo caminho escolhido pelo dirigente do Hermínio muda estilo da atuação da Assembléia - Gente de OpiniãoLegislativo Estadual para ser trilhado. Clique AQUI e assista entrevista de Hermínio concedida ao jornalista Sérgio Mello, no programa Papo News da TV Candelária, canal 11.

Hermínio Coelho, amparado por normais constitucionais e pelo regimento interno do Legislativo, assumiu a presidência da Assembléia Legislativa, após o afastamento pela Justiça do deputado Valter Araújo (PTB). Com a experiência de ex-presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, imprimiu ritmo forte de trabalho e optou por atender aos anseios dos servidores que, até então, vinham sendo deixado de lado dentro processo organizacional do Poder Legislativo. “Sou oriundo do sindicalismo e não abro mão de lutar pelos direitos dos trabalhadores. Quem trabalha e dignifica este Poder conta com a minha admiração e respeito. São os trabalhadores (servidores), independente das turbulências que possam acontecer nesta Casa, que mantêm o astral positivo e dão apoio aos parlamentares. Aqui os servidores não distinguem cor partidária. Eles lutam por um Legislativo forte, respeitado e sempre fazendo o melhor para o povo e proporcionando o engrandecimento do Estado”, tem dito seguidamente Hermínio Coelho em discursos do plenário, nas reuniões das comissões técnicas da Assembléia e por onde tem participado de eventos como representante do Poder Legislativo.

A demonstração de apreço e admiração para com o funcionalismo público da Assembléia Legislativa ficou comprovado neste pequeno espaço de tempo em que Hermínio Coelho exerce o comando da presidência da Casa de Leis. Manteve o pagamento de todos em novembro, no mesmo dia em que estava programado. Pagou antecipadamente o 13º salário. Confirmou para o próximo dia 21 o pagamento do mês de dezembro e, para corrigir distorção salarial devido à falta de concessão de aumento neste ano de 2011, vai pagar, também no próximo dia 21, uma bonificação de R$ hum mil a cada um dos servidores efetivos e aos comissionados que atuam nos setores administrativos.

Hermínio Coelho prestigiou a posse da nova diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo. Garantiu que, a partir de janeiro, vai começar a corrigir distorções salariais. As reivindicações, as perdas salariais, o devido enquadramento de cada servidor no Plano de Carreira, Cargos e Salários que está sendo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas e a nomeação de servidores de carreira para cargos de direção dos setores administrativo da Assembléia, conforme reivindicações dos servidores serão atendidas em 2012, segundo anúncio do atual comandante da Assembléia Legislativa.

Com os servidores de outros órgãos públicos, Hermínio Coelho também estreitou os laços. Ouviu as reivindicações do pessoal da saúde, dos policiais militares, dos professores, dos policiais civis e conversou com dirigentes dos diversos sindicatos representativos dos servidores públicos de Rondônia. A vontade demonstrada pelo presidente da Assembléia é de tornar real e aplicável todos os apelos por melhorias salariais e de condições de trabalho de todo o funcionalismo público.

Com os deputados

Aos poucos, os deputados têm assimilado o jeito de Hermínio Coelho dirigir a Assembléia Legislativa. Logo que assumiu o comando administrativo da Casa de Leis, enfrentou a fúria de alguns que desejavam uma nova eleição para presidente da Mesa Diretora e, também, para o preenchimento dos cargos das secretarias nas quais os deputados foram afastados de suas funções em cumprimento a ordem judicial. Não recuou. Amparou-se pela nas normais constitucionais e no regimento interno do Poder Legislativo e tocou o trabalho ao lado do deputado Maurão de Carvalho (PP). Da investigação policial e da decisão judicial, Hermínio e Maurão não foram atingidos e estão apitos para levar a diante o desempenho da função de dirigentes da Mesa Diretora da Assembléia legislativa de Rondônia.

Na condução dos trabalhos legislativos, seguiu o rito normal. As comissões técnicas mantiveram o trabalho rotineiro. O plenário atuou da mesma forma na deliberação de projetos de interesse de todos os Poderes e dos parlamentares. Mesmo contrário a projetos (especialmente o que passa a Organizações Sociais o comando do setor de saúde de Rondônia), Hermínio deixou os deputados à vontade para tomar a decisão que entendessem melhor. No entanto, posicionou-se firme contra a proposição por considerá-la inadequada para resolver a problemática enfrentada pelo setor. O diálogo, segundo ele, é o melhor caminho.

O ano legislativo, na presidência da Hermínio Coelho, foi fechado em grande estilo. Todos os projetos encaminhados pelos Poderes Executivo e Judiciário, assim como pelo Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública foram aprovados. Os projetos dos deputados também receberam o mesmo tratamento e foram aprovados. “Fizemos a nossa parte. Ninguém poderá dizer que a Assembléia Legislativa atrapalhou as suas pretensões. Apesar de sermos contrários a alguma coisa, nada foi obstruído e os projetos foram aprovados. Cabe agora aos organismos da administração pública bem conduzir as idéias que estão contidas nas propostas. O que não der certo, não tenho dúvida, será cobrado pela população. A Assembléia, enquanto estiver no exercício da sua presidência, não vai atrapalhar ninguém. Porém, não abro mão do meu entendimento pessoal sobre algumas decisões políticas. Mas faz parte da minha função como deputado. Não vou fazer ninguém votar contrário ao que pensar estar certo. A vontade de cada um dos 24 deputados sempre será respeitada”, diz Hermínio Coelho.

Com os Poderes

Hermínio Coelho, em um mês como presidente da Assembléia Legislativa, manteve constante contato com integrantes do Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública e com o governador Confúcio Moura e demais secretários do Poder Executivo. O objetivo é único: melhor a situação dos servidores e tornar mais dinâmica e eficaz a administração dos órgãos em favor do Estado e da população.

A harmonia entre os Poderes e Entidades Dirigentes é a maior defesa implementada por Hermínio Coelho. Segundo o deputado, a população espera muito da administração pública e todos devem ter consciência disso. As reuniões com os dirigentes desses órgãos e, principalmente, com os deputados estaduais, têm seguido essa ótica em prol do desenvolvimento de Rondônia. Para 2012, Hermínio projeta um ano de muito trabalho, mas de atendimento ao anseio popular. Ele acredita na prevalência do diálogo que norteia a democracia brasileira.

Hermínio muda estilo da atuação da Assembléia - Gente de Opinião

Fonte: Jornal Alto Madeira
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Os trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) passarão a ter direito à Licença-Prêmio por Assiduidade, conforme pr

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

A causa animal passa a contar com mais atenção. Foi oficializada com a publicação da Lei nº 6.016, de 25 de abril de 2025, de autoria da deputada es

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 130/2025, que altera o Plano de Carreira, Cargos e Remuner

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia ao Departamento de Estradas e Rodagen

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)