Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Hermínio elogia desapropriação de terreno do Universitário


 
O deputado Hermínio Coelho (PSD), durante pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (15) na Assembleia Legislativa, elogiou o governo do Estado, por ter editado um ato de desapropriação do bairro Universitário, em Porto Velho, evitando desta forma a concretização da ordem de despejo.

“Foi um ato inédito e que não era inclusive de responsabilidade do Estado, e sim da Prefeitura de Porto Velho, que nada fez, simplesmente o prefeito lavou as mãos”, declarou o parlamentar.

Hermínio Coelho disse que este caso era reconhecido como uma causa perdida, mas que contou com a sensibilidade do deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB), que se compadeceu com o drama vivenciado por aproximadamente 500 famílias.

De acordo com o deputado, a participação do chefe da Casa Civil, Emerson Castro, também foi decisiva, pois ele articulou junto à Justiça Federal o adiamento do despejo, até para ganhar tempo para o governo editar o ato de desapropriação.

Ele relatou que esteve juntamente com o deputado Jesuíno, o chefe da Casa Civil e outros auxiliares do governo, em uma reunião na Justiça Federal, buscando sensibilizar o juiz responsável pelo processo quanto à necessidade de suspender o despejo, enquanto se encaminhava a negociação política entre a Assembleia, o governo e o proprietário da área.

Lamentou o deputado que em todas estas fases, em que milhares de pessoas corriam o risco de ficar sem moradia, nas reuniões na Justiça Federal, não contaram com a presença do prefeito Mauro Nazif (PSB), e de nenhum membro da Prefeitura.

Durante o pronunciamento de Hermínio Coelho, solicitaram aparte (rápida intervenção durante o discurso), os deputados José Lebrão (PTN), Edson Martins (PMDB), Cleiton Roque (PSB) e Lúcia Tereza (PP).

“Com certeza o ato do governador ajudou e resgatou a honra e a cidadania daquelas pessoas. Obrigado governo do Estado por esta atitude”, salientou Hermínio.

Informou o parlamentar que a Assembleia Legislativa vai liberar de seu próprio orçamento R$ 2,5 milhões para garantir a desapropriação. Encerrou o deputado Hermínio Coelho afirmando não ter nenhum problema em elogiar e agradecer o governo, e esperar que haja uma ação mais concreta do Estado, na solução de conflitos agrários e nas demais causas sociais, que com certeza voltará a elogiar.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu

Assembleia Legislativa de Rondônia busca segundo Selo Diamante de Transparência Pública com pontuação recorde

Assembleia Legislativa de Rondônia busca segundo Selo Diamante de Transparência Pública com pontuação recorde

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) poderá conquistar o Selo Diamante na avaliação de transparência pública promovida pela Associação dos M

Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara

Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara

Nesta sexta-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de entrega

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Gente de Opinião Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)