Sexta-feira, 27 de abril de 2012 - 18h09
O presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD) disse hoje que lamentavelmente são inúmeros os problemas sociais de moradores ameaçados de despejo em Porto Velho, mas enquanto isto, o prefeito Roberto Sobrinho faz política com o Projeto Minha Casa Minha Vida, e não enfrenta de fato, o grave problema da falta de moradia na capital do Estado.
A declaração do parlamentar ocorreu durante encontro com um grupo de moradores do Bairro Planalto, que foram à Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (27 de abril), agradecer a intervenção do Poder Legislativo, no grave problema que vinha ocorrendo, diante das ameaças de morte e de despejo. Estiveram também presentes a reunião os deputados Maurão de Carvalho (PP) e Jean de Oliveira (PSDB).
No início do mês os moradores acompanhados da vereadora Elias Regina (PC do B) estiveram reunidos com o deputado Hermínio Coelho, que provocou de imediato uma reunião com os superintendes do Incra e do Patrimônio da União. Um dos problemas se referia ao fato da área ocupar as zonas urbana e rural.
Após sucessivas reuniões sempre intermediadas pelo deputado Hermínio Coelho, o problema foi sendo resolvido gradativamente. No tocante a parte localizada na zona urbana, permanece com o proprietário, detentor de documentação oriunda ainda da gestão do ex-prefeito Tomás Correia. Mas no tocante a zona rural, por ser terra da união, a gestão é do Incra, e neste sentido houve acordo no sentido desta instituição repassar a área para os moradores já ocupantes naquela região.
O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Cidade Alta (assim vai ser identificada a região outrora em conflito do Bairro Planalto), Ozéias Luiz Alves, disse que a medida beneficia cerca de mil famílias. A vereadora Elis Regina afirmou no encontro, que agora a Assembleia Legislativa estar de cara nova, receptiva de fato aos anseios dos pobres, dos humildes. “Hermínio você não tem a dimensão exata de quanto nos ajudou, o quanto sua atuação foi importante”, disse a vereadora.
Crítica a Prefeitura
Para o deputado Hermínio Coelho o Projeto Minha Casa Minha Vida é uma ideia boa, mas a administração municipal faz política, e atende apenas uma minoria, e enquanto isto o problema de falta de moradia se agrava em Porto Velho. “A Prefeitura ameaça fazer 500 casas, mas além da demora na construção, ainda existe o fato de haverem cerca de 70 mil pessoas inscritas na lista de espera. Acho que a falta de empenho do prefeito é porque não sobra dinheiro”, disse ele.
Ainda de acordo com o deputado Hermínio Coelho ganhar uma casa do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, é praticamente ganhar na loteria, coisa difícil. E complementou: “A Prefeitura precisa organizar essas áreas, dotar de infraestrutura, fiscalizar estas grandes posses, e promover a doação de terrenos, visando de fato, evitar-se problemas sociais e conflitos. Quero agradecer aqui o Incra, através da nova gestão, que tem sido verdadeiramente nossos parceiros, na solução de problemas, como no caso agora do Bairro Planalto”, concluiu.
Fonte: ALE/RO
Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia
Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de
Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta