Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Hermínio Coelho critica projeto do Executivo que cria cargos comissionados na Caerd


 

Apresentada na Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa, realizada em Pimenta Bueno na última quinta-feira (19), a Mensagem nº 243, do Poder Executivo, que cria 48 cargos comissionados na Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd), foi criticada pelo deputado Hermínio Coelho (PDT), na sessão ordinária desta terça-feira (24).

O deputado ressaltou que no ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou um projeto de iniciativa do Executivo, que criava mais de 90 cargos comissionados na Caerd. Segundo Hermínio, no entanto, após uma Ação Civil Pública, o TRT de Rondônia considerou inconstitucional a Lei nº 3778/2016, aprovada pela ALE.

Hermínio disse que, na época, o Estado recorreu e também perdeu em Brasília. Em resumo, dos 93 comissionados, segundo as informações do deputado, o governo já demitiu 67, restando, ainda, 26 que, de acordo com o parlamentar, já deveriam ter sido demitidos conforme a anulação da Justiça.

“Mas o incrível é que, mesmo antes do governo cumprir a determinação da Justiça, já mandam pra essa Casa um projeto criando 48 cargos na Caerd. Isso é brincar demais, é afrontar a Justiça. Isso é a certeza da impunidade e eu queria entender o porquê dessa Casa viver com os quatro pneus arriados para o Executivo. São absurdos que esse governo vem cometendo nesse Estado, e essa Casa se mantém ajoelhada, autorizando todo tipo de absurdo”, questionou o deputado.

Segundo Hermínio, graças ao pedido de vista do deputado Luizinho Goebel (PV), “esse projeto criminoso e absurdo não passou na quinta-feira em Pimenta Bueno”, frisou o deputado que explicou estar ausente na Itinerante por se encontrar em Brasília.

O deputado parabenizou atitude do colega parlamentar, que evitou a votação, considerando que o Executivo tem maioria absoluta de votos na Assembleia Legislativa.

“Se esse projeto é aprovado, até a população, que respeita esse Estado e a legalidade, tomar conhecimento e entrar na Justiça, esses 48 comissionados cabos eleitorais já foram contratados”, disse o deputado que concluiu afirmando esperar que a Casa não aprove o referido projeto.

ALE/RO - DECOM - Juliana Martins
Foto: Lusângela França

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)