Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Hermínio anuncia CPI para apurar irregularidades no DER


A constituição de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar irregularidades administrativas e operacionais no DER – Departamento de Estradas de Rodagem, foi proposta na sessão plenária desta terça-feira  (03 de março) na Assembleia Legislativa, durante pronunciamento do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD). De acordo com o parlamentar a “roubalheira” é generalizada no DER, e neste sentido se faz necessário inclusive que seja efetivado um levantamento de todos os recursos financeiros aplicados naquela autarquia, desde o ano de 2011.

Hermínio Coelho iniciou seu pronunciamento, destacando o descaso do Governo Estadual, para com os encaminhamentos feitos pelos deputados. Citou ele, o caso do então deputado Marcos Donadon, que após ter apresentado requerimento solicitando informações técnicas do DER, acabou sendo preso e as informações solicitadas jamais foram enviadas.

Posteriormente, o deputado Hermínio Coelho destacou a importância do requerimento apresentado na atual legislatura, pela deputada Glaucione Rodrigues (PSDC), solicitando detalhamento da aplicação de recursos de empréstimos e financiamentos, gerenciados pelo DER.

Ainda de acordo com o deputado, estas informações são de extrema importância, pois são recursos públicos, que ultrapassam R$ 1 bilhão. Além disso, prosseguiu, “se tem conhecimento que a bagunça administrativa é gritante no DER, inclusive com o sumiço constante de maquinários, e da situação preocupante da falta de recursos para inclusive garantir a recuperação e manutenção das estradas”.

Da tribuna, Hermínio Coelho voltou a destacar que a roubalheira é generalizada no DER, e desta forma justifica-se a constituição de uma CPI, para apurar inclusive os desmandos da organização criminosa instalada naquela autarquia, para desviar recursos destinados a construção da obra do Espaço Alternativo em Porto Velho.

Ao concluir salientou o deputado: “O engenheiro Lúcio Mosquini apesar de ter sido preso, continua mandando e desmando no DER, inclusive foi quem indicou o atual diretor geral daquele órgão. Achei estranho o coronel bombeiro ter aceitado o cargo, e até acredito que ele tenha entrado num rabo de foguete. Importante uma CPI para apurar como e onde este dinheiro foi aplicado. Espero contar com o apoio de pelo menos sete deputados, para que se descubra esta caixa preta do DER”.

Fonte: Paulo Ayres
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) deu um importante passo, na tarde da última terça-feira (26), com a realização da visita piloto do proj

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

A deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) esteve nesta terça-feira (26) em audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova recursos para o "Programa Mamãe Cheguei"

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova recursos para o "Programa Mamãe Cheguei"

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou para o Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) um crédito adicional suplementar por anulaçã

Pesquisa mostra as tendências das intenções de votos para deputado estadual em Rondônia

Pesquisa mostra as tendências das intenções de votos para deputado estadual em Rondônia

O Instituto Brasil Dados divulgou nesta terça-feira 26.08 mais uma pesquisa mensal de intenção de votos espontânea para pré-candidatos a deputado es

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)