Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Hemocentro de Rondônia se prepara para o natal


 
Gente de Opinião
 

Para se ter uma ideia, nesta segunda-feira (23),  o banco de sangue de Porto Velho contém 500 bolsas. O suficiente para atender as necessidades do feriado de natal.  De acordo com o biomédico Marcos Furtado Mendonça, o atual estoque de sangue é bom, mas é importante que doadores procurem o hemocentro nos próximos dias e abasteçam com novas doações. “É preciso repor o que estamos fornecendo.O sangue tem prazo de validade e temos que garantir bolsas para quem precisar de sangue. Conseguimos atender as necessidades do momento, mas temos que captar novos doadores”, explica o biomédico.

Um esquema de força tarefa foi montado para o mês de dezembro. Além da presença do Papai Noel, outras ações estão sendo realizadas. É o caso da “Blitz da Solidariedade”, uma iniciativa do hemocentro em parceria com o Detran. Agentes da Lei Seca escolhem as ruas com maior fluxo de carros, os condutores são abordados, recebem um folder explicando as necessidade de manter o estoque de sangue e são convidados para salvar vidas.


Gente de Opinião

O presidente do hemocentro, Orlando Ramirez ressalta os resultados positivos da parceria com o Detran. “O número de acidentes aumentam nos períodos de feriados e o número de doadores chega cair em até 50%. Vivemos uma luta diária para atender as necessidades de pacientes. Estamos inovando e criando diversas formas de mobilizações. Utilizamos o Papai Noel para provocar, fazer com que as pessoas pensem no assunto e procurem o banco de sangue”, salientou Ramirez.

O governador de Rondônia, Confúcio Moura, diz estar atento e acompanhando os trabalhos do hemocentro. “O nosso hemocentro não para e acompanho de perto todos os trabalhos desenvolvidos”. Como o banco de sangue requer muita atenção, disse Confúcio, a Fhemeron conta com a solidariedade das pessoas pois não tem como comprar o sangue sendo este um ato de amor ao próximo e compromisso com a vida.

Confúcio salientou que na semana passada houve a confirmação de que uma doadora rondoniense salvou a vida de um paciente mineiro. Ela fez o cadastro de medula óssea, os dados foram cruzados e ela salvou uma vida. “Estamos comemorando o excelente trabalho dos profissionais envolvidos e também os resultados positivos da história. Aproveito o momento para reforçar o convite aos doadores para que possamos salvar outras vidas”, enfatizou Confúcio Moura.

Fonte: Lu Braga
Fotos: Esio Mendes

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)