Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GREVE DA PM: 'Espero que recuem', diz Confúcio Moura


 GREVE DA PM: 'Espero que recuem', diz Confúcio Moura - Gente de Opinião

  1. Tem um menino de 6 anos em Parecis, que sempre que vou por lá ele aparece com o pai ou a mãe. E me procura. E se aproxima. E conversa comigo. Onde vou ele vai. Pego na mão dele, vou andando e ele vai também. É muito interessante esta sintonia. Quando visito a cidade já fico olhando onde é que ele está. Mora num sítio ali por perto.
     
  2. Cada governo faz a sua parte. Maior ou menor. Mas, faz. Getúlio as leis trabalhistas. Juscelino – Brasília, rodovias integradoras, industrialização e siderurgia, Sudene. Os governos militares o setor de telecomunicações, Zona Franca de Manaus e colonização de Rondônia, Tocantins e Mato Grosso. FHC – a estabilidade economica e o plano real. A responsabilidade fiscal dos Estados. O saneamento dos bancos. Lula a distribuição de renda.
     
  3. Aor é isto mesmo. É o nome do danado. Já me fez raiva demais. É estrategista terrível. Nas minhas disputas iniciais na política ele sempre me venceu. O cara tem parte com o tinhoso. Inventa boato do arco velha. E o pior de tudo – pega. Agora, Aor quero você do meu lado. Chega de judicação.
     
  4. Cada Prefeito, Governador – a mesma coisa. E esta soma é que contribui para o crescimento e prosperidade do Estado, cidade e país. Ninguém faz tudo. Ninguém agrada todo mundo. Mas, o resultado, ao longo de tempo é sempre favorável.
     
  5. Alô Chico, de Santa Luzia, o homem do mel. Mel de abelha. Este é outro, o contrário do Aor. Sempre me manda garrafas de mel de sua colméia. Na campanha passada ele saiu comigo na feira, de banca em banca me apresentando aos seus amigos. O Chico, Zulmira, Nelson e outros raros, fizeram um barulhão dos demônios em Santa Luzia. Ainda bem que a cidade tem nome de santa. Que meus olhos fiquem sempre acesos.
     
  6. Greve da PM – eu continuo na mesma. Apresentei a realidade do Estado a todos os sindicatos. Confio no bom senso de todos. Não puxar o Estado pra baixo. O dever de um governador é de fiel da balança. Zelar pelo interesse do servidor, como pode e do povo que precisa de investimento e serviços melhores.
     
  7. Hoje é o dia. O bicho vai pegar na parte da tarde. Flamengo e Vasco. Palmeiras e Corinthians. Nem Flamengo e nem Palmeiras serão campeões. Mas, podem muito atrapalhar a festa. Vamos ver!
     
  8. PM – pode pegar a caneta e somar. E veja o que foi feito em onze meses para a PM em conquistas. Pode somar e concluir por si só. Espero que os valorosos policiais militares de Rondônia, sempre acreditados pelo nosso povo, respeitados, possa recuar neste inicio de impasse e vamos, ano a ano puxando pra cima as conquistas, gradualmente. O que foi oferecido agora é excelente.
     
  9. Por falar em PM, quando servi a PM de Goiás, anos 60, fui escolhido orador da turma de sargento. O meu discurso foi feito pelo Izu. Um comunista hipervermelho. Eu achava o Izu o máximo da intelectualidade. Morava na mesma “república” dele. E fiz um discurso sobre encomenda para sair preso da festa. Criticando a repressão e pedindo liberdade. Ainda bem que o pessoal do comando não me entendeu. Gracias!
     
  10. Eu preciso de dinheiro para ajudar as unidades terapeuticas que cuidam de dependentes químicos. Maioria delas vem das igrejas evangélicas, católica, civis. Um trabalho duro de manutenção delas. O Estado sempre esteve de fora. O que é uma vergonha. Prometo que vou tirar dinheiro do osso e contribuir com todas. É cooperação mesmo.
     
  11. Trombas e Formoso, Goiás, tive por lá no final dos anos 60, com o Exército, numa operação ACISO. O Governo queria conquistar aquele povo revolucionário. Foi a base guerrilheira da luta pela terra. Liderada por José Porfírio. Um agricultor cabra-macho, que enfrentou e liderou um movimento forte. Fez história. Foi eleito deputado pelo PTB, em 64 fugiu da revolução. Foi preso anos depois do Maranhão. Num sítio, plantando mandioca. Curtiu cadeia nos porões do regime militar. Solto por decisão da jutiça federal anos depois. Pegou o ônibus na rodoviária de Brasilia com destino a Goiânia. Nunca chegou a Goiânia. E nunca mais foi visto. Desapareceu. Viu! como era a coisa?
     
  12. Creio que ao criar melhores critérios para financiar festas, bailes, convenios a torto e a direito, enxugando um pouco teremos dinheiro para as comunidades terapeuticas. Claro que tem. O Estado não deve financiar festas de bebedeiras e brigas de rua.
     
  13. Governar não é fácil e nunca foi. Por isto que se vê todo dia, o mundo agitado. Europa em crise. Árabes em brigas homéricas. Cai aqui e levanta ali. Um dia se chora, no outro se ri. É um exercício pleno para o sistema nervoso, viver sempre entre o ataque e a fuga.
     
  14. É como se diz – o bom senso nunca é demais. Quando tiver dúvida em qualquer coisa, sem caminho certo para seguir, aja com bonso senso. Não precisa ser doutor para se ter prudência e bom senso. Quando não tiver resposta convincente – boca calada. O silêncio também é excelente resposta.
     
  15. Vou parar por aqui, sem antes dizer da saudade que tenho do meu tempo do Liceu de Goiânia. Do Colégio Universitário. Saí do interior de Goiás (Tocantins hoje) para ser médico. Não sei o motivo desta determinação. Os médicos por lá eram raros. Ocasionais. Botei na cabeça – seria médico. E me fui mundo afora. Liceu – uma escola maravilhosa, de qualidade, publica, fiz nele o segundo grau. Pulei par o Coégio Universitário, não existe mais. A Universidade oferecia um terceirão puxado, porta aberta para aprovaçaõ no vestibular. Não paguei nada. Passei sem fazer cursinho. A escola pública me pôs na universidade pública. E me fez médico. Sou um produto do Brasil, por isso sou um homem público.

    Fonte: Blog do Confúcio

     

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu, na tarde da última terça-feira (24), os trabalhos legislativos do último ano da atual legislat

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

m reunião realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) apresentou oficialmente ao pre

Reviravolta na política: população lança Delegado Camargo como pré-candidato ao Governo

Reviravolta na política: população lança Delegado Camargo como pré-candidato ao Governo

A política de Rondônia entrou oficialmente em um cenário de reviravolta. Nesta terça-feira, o anúncio da pré-candidatura do deputado estadual Delegad

Deputado Alex Redano solicita operação tapa buracos na RO-460 entre a BR-421 e Buritis

Deputado Alex Redano solicita operação tapa buracos na RO-460 entre a BR-421 e Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia, com cópia ao Departamento Estadual de Estradas de Rodage

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)