Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo reúne propostas para recuperar o Estado no pós-enchente


Gente de Opinião

O evento do Governo do Estado para discutir o Plano Integrado de Reconstrução e Prevenção de Desastres em Rondônia, coordenado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (Seae), reuniu mais de 300 participantes nas dependências do Rondon Palace Hotel, foi marcado pela  assinatura de um convênio entre o Governo e o Banco da Amazônia no valor de 360 milhões de reais para atender aos produtores rurais, do programa da agricultura familiar e empresas instaladas em municípios  em estado de emergência ou calamidade pública.

O governador Confúcio Moura, após a assinatura do convênio com o Banco da Amazônia disse que vai a Brasília, para pedir o refinanciamento de dívidas  e alargamento dos prazos de pagamentos de dívidas do Estado e das empresas, para que o dinheiro possa circular no Estado. Confúcio quer propor também aos bancos para que participem também desta empreitada, favorecendo  aos credores – pessoas físicas -   as mesmas facilidades.

No convênio assinado entre as duas entidades, está a renegociação e prorrogação de   dívidas, de forma diferenciada, de acordo com cada caso. Viabilizar a carência para pagamento dos contratos vencidos (custeio e investimento)  vencidas a partir de 1° de janeiro do ano passado e a vencer em 2014  e também a disponibilização de linhas de crédito para  investimentos em máquinas, equipamentos, implementos agropecuários e custeio para recuperação de propriedades rurais, com juros abaixo do mercado.

O evento programado para 200 pessoas atraiu cerca de 300. À tarde, mais de 100 participantes formaram os cinco eixos de trabalho, onde muitas propostas foram analisadas nas áreas de meio ambiente, saúde, inclusão  social, infraestrutura  e estrutura organizacional. A estimativa da coordenação é de que sejam captadas mais de 200 propostas que serão devidamente tabuladas e encaminhadas  à presidente Dilma Roussef no máximo em dez dias. Segundo a responsável pela coordenação do evento, Rosana Cristina, da Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae), o assunto requer urgência, por se tratar de calamidade pública, por isso deverá em poucos dias estar nas mãos das autoridades federais, mas que antes de seguirem para as esferas superiores  precisam ser unificadas.


Fonte
Texto: Alice Thomaz
Foto: Daiane Mendonça e Marcela Bonfim
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)