Quinta-feira, 16 de junho de 2011 - 14h06
A entrega foi feita pelo vice governador Airton Gurgacz, que destacou a importância das unidades para os serviços prestados pela corporação. “Todos os dias nossos bombeiros realizam trabalho de resgate e salvamento de vítimas de acidentes de trânsitos. Tenho a certeza que estas unidades são de fundamental importância para reforçar o serviço de urgência e emergência a nossa população, no resgate a acidentados”, afirmou Gurgacz.
De acordo com o coronel Caetano, comandante geral do Corpo de Bombeiros, as unidades de resgate além de agilizar o serviço de salvamento de vítimas de acidentes de trânsito, vai gerar economia, pois a nova unidade faz o trabalho de duas. “Além de garantir os primeiros socorros, essas unidade contam com desencarceradores, que será utilizado no resgate de vítimas presas em ferragens. De um lado do veículo fica os equipamentos de socorro, do outro os alicates hidráulicos. Antes eram necessárias duas unidades, uma para cortar o veículo e outra para socorrer as vítimas”, explicou Caetano.
Os veículos de resgates custaram cerca de R$ 230 mil e foram adquiridas com recursos próprios do governo e serão distribuídas de acordo com os municípios que mais concentram índices de acidentes de trânsito. Das dez unidades, três ficarão em Porto Velho. O restante serão distribuído entre Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena.
Segundo dados do Corpo de Bombeiros, em Porto Velho são realizados em média, de 15 a 20 atendimentos durante a semana. No final de semana esse número sobre para 40. Cerca de 50% dos atendimentos são de vítimas de acidentes de trânsito, destes 90% envolvendo motocicletas.
As três picapes foram adquiridas através de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e serão destinadas ao Comitê de Queimadas, dando suporte aos pontos mais críticos do Estado.
Ao final da solenidade foi realizada a simulação de corte de um veículo, utilizando o novo equipamento para resgatar vítimas presas às ferragens.
Bombeiros homenageados
Ainda durante a solenidade de entrega dos veículos, três bombeiros foram homenageados.No dia 26 de maio deste ano, os bombeiros cabo Toledo e os soldados Clóvis e Nicolas, atuaram na operação de resgate de militares bolivianos, que estavam desaparecidos no Rio Abunã, colaborando com a localização de vítimas. Em reconhecimento pelos serviços prestados, os bombeiros foram homenageados pela Armada Boliviana.
Fonte: Decom
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes