Porto Velho (RO) sexta-feira, 15 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Governo reforça equipe do Departamento de Comunicação


 

Gente de Opinião

Conselho Editorial e Político do Decom

O processo de reestruturação do Decom, conduzido pelos jornalistas Osmar Silva e Edna Okabayashi, obedece à orientação do governador Confúcio Moura, que os nomeou, respectivamente, para os cargos de diretor-geral e subdiretora. Eles mantiveram as três antigas editorias de Jornalismo factual, Comunicação Interna e Comunicação Eletrônica, e criaram quatro novas: Geral, Editorias Regional, de Matérias Especiais (Reportagens), de Pesquisas Institucionais e a Geral.

A Editoria Geral é responsável pela coordenação das atividades de todas as outras editorias, a Regional atua na coordenação das atividades das assessorias setoriais agora implantadas nas Secretariais Regionais e desenvolve o papel de interlocução com os veículos de divulgação do interior. A de Matérias Especiais define as pautas e edita as reportagens mais aprofundadas para os jornais impressos e eletrônicos, e a de Pesquisas Institucionais coleta e cataloga informações sobre o andamento das ações de governo para alimentação do banco de dados.  

O Conselho Editorial e Político é composto pelo diretor-geral e a subdiretora, e os titulares das editorias.E suas reuniões contam, eventualmente, com secretários convidados, assessores diretos do governo e assessores de imprensa das unidades setoriais, sendo-lhes concedido, inclusive, o direito de opinar sobre os temas da ordem do dia.

Na última reunião, o ouvidor-geral Vicente Moura ressaltou a forma como, segundo ele, o governo decidiu tratar a área de comunicação, unindo, numa equipe só, os jornalistas mais experientes com os mais novos. “Isto somente acontece quando o próprio profissional acredita na gestão de governo”, frisou Moura.  

O Decom conta ainda com quatro Coordenadorias de Comunicação: na Seduc, na Sesau, no Detran e na Sesdec. Esta última engloba as Assessorias de Imprensa da Polícia Militar, Polícia Civil e Grupamento de Bombeiros Militares passam a se reportar a esta Coordenadoria de Comunicação que atuará na Secretaria da Segurança e Defesa da Cidadania. Foi criada também uma Coordenadoria de Projetos de Publicidade e Propaganda, chefiada pela publicitária Suely David, a Coordenadoria de Gestão de Contratos conduzida pela administradora  Marcela de Oliveira Gaia de Souza e a Coordenadoria de Administração chefiada pela acadêmica de Direito, Cristiane Santana.

A nova estrutura possui ainda outros dois Núcleos, como o de Comunicação Visual, de Edição e Produção de Vídeos e o de Arquivo, Multimídias e Documentações (Namd), além do Setor de Controle e Distribuição de Jornais.

A meta, com essa nova estrutura, é ampliar os níveis de divulgação das ações de governo em todas as microrregiões do Estado, propostos e definidos pelo Conselho Editorial e Político. A editoria Geral, a cargo do jornalista Waldir Costa, mantém reuniões de pauta todas as quartas-feiras, às 13h, na sala da Redação. As reuniões também são abertas à participação dos jornalistas que atuam nas assessorias setoriais.

Nos municípios do interior, com maior número de habitantes, o Decom atua em conjunto com as Secretarias Regionais da Secretaria de Planejamento e Orçamento e Gestão (Sepog), por intermédio de assessorias de imprensa que atuam como correspondentes da unidade, na divulgação das atividades desenvolvidas por todos os órgãos do governo nas dez microrregiões de Rondônia. De acordo com o diretor Osmar Silva, não há inovação. O que o chamado “novo Decom” faz é dar prioridade à divulgação das atividades de comunicação pública, buscando manter o cidadão bem informado sobre tudo o que o governo faz. “E este governo vem fazendo muito e em todos os 52 municípios”, ressaltou o diretor.

Segundo Osmar Silva, não é possível tomar qualquer tipo de decisão, sozinho, numa área estratégica como a de comunicação de governo nos dias de hoje. Por isso, tudo o que está sendo feito foi primeiro conversado com o governador Confúcio Moura. Dele emanou todas as orientações. E as deliberações são discutidas, avaliadas e definidas a partir das reuniões do Conselho Editorial e Político. Até porque, o objetivo, é que todas as informações e serviços alcancem, por meio dos diferentes tipos de mídias, o principal interessado, que é o cidadão.

Além da publicação das notícias com os feitos do executivo estadual nos veículos de mídia espontânea como televisão, jornais e rádios comerciais, o Governo da Cooperação firmou parceria com uma cadeia de emissoras de rádios comunitárias, para dar maior agilidade, capilaridade e interatividade à informação que é levada às pequenas cidades e ao trabalhador rural.

O Decom também divulga as ações de governo por meio do jornal eletrônico de comunicação interna, o Vapt Vupt, disseminando o máximo de informações de interesse do público interno que é composto pelos quase 60 mil servidores do estado.

E o público externo, além de receber informações pelos veículos convencionais comerciais, conta ainda com o jornal impresso Olhaí, dividido em 10 cadernos autônomos, em formato tabloide, reproduzindo as principais realizações do governo nas 10 regionais administrativas do estado. Com distribuição dirigida, o veículo chega em mais de 90 localidades de Rondônia.

Além dessas ações, o Decom, em parceria com a Casa Civil e a Procuradoria Geral do Estado, está trabalhando na regularização de 51 canais de televisão espalhados por todo o estado. O objetivo é estabelecer parcerias com entidades privadas com compromisso social e sem fim lucrativo, e colocá-las para funcionar no curto prazo abrindo mais um canal de divulgação das ações de governo.

O novo modelo do portal eletrônico do Governo de Rondônia, em plataforma muito mais informativa e interativa do que a antiga, ainda em funcionamento, está em fase de conclusão no Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), da Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae), e de acordo com Osmar Silva, são mais 35 sites que representam mais uma alternativa que ajudará a dar maior publicidade às informações institucionais. Este sistema alimentado pelo Decom entrará em funcionamento até 31 de dezembro próximo.

Equipe

Integram ainda a equipe do Decom os jornalistas Abdoral Cardoso, Mirian Franco, Valdir Alves, Cristiane Cruz, Felipe Araújo, Antônio Queiroz, Zacarias Pena Verde, Marco Aurélio Anconi, Leivinha Oliveira, Paulo Ricardo, Lú Braga, Amábile Casarin, Alice Thomaz, Geovani Berno, Romeu Noé, José Luiz,  Emerson Barbosa, Veronilda Lima, Eleni Caetano, Elaine Barbosa, Lenilson Guedes, Jane Carla, Taiana Maier, Luana Lopes, Carlos Rodrigues, Arian Oliveira, Vanessa Farias, Lúcia Reis, João Albuquerque, Marilza Rocha, Jeile Schwambach, João Bosco Cardoso, Nilson Nascimento, Sandro André, Antônia Lima, Cláudia Batista, Emili Sousa, Celene Gomes, Deane Coelho, Marcela Ximenes, Josi Gonçalves, Ulisses Maforte e cabo Érika, os repórteres fotográficos Ésio Mendes, Marcos Freire, Daiane Mendonça, Ítalo Ricardo, Rodrigo Erse, Fernando Fontes e Elizeth Nascimento, o editor de vídeo Luiz Carlos Ribeiro e os cinegrafistas Aldenir Campos e Admilson Knightz.

Nas Secretarias Regionais atuam os jornalistas Daniele Basso e Camila de Oliveira (Ariquemes), Nathan Barbosa (Jaru), Paulo Sérgio Oliveira e Djanir Haverroth (Ji-Paraná), Giliane Perin (Cacoal), Aristides da Silva Araújo (Rolim de Moura), Jovino Lobaz (Seduc-Vilhena) e Luiz Augusto (São Francisco do Guaporé).

O Núcleo de Comunicação Visual é composto pelos servidores Cairo Melchiades, Clênio Corrêa Junior e Anderson Ferreira. O Namd, coordenado pelo professor Jacson Chediack, é integrado ainda pelas servidoras Patrícia Abreu da Silva e Jarlana Serra Davy.

Integram ainda a Coordenadoria Administrativa, os servidores Teresinha do Menino Jesus, Willa Youri Souza, Ângela Inocêncio da Silva, Osimar Desmarest,  Geraldo Tavares, Jodenilson Sousa, José Willen Lobato, Vilson Barbosa e Jasmo Pereira Salvino.

Fonte: Decom
Foto: Marcos Freire

Mais Sobre Política

Aprovado projeto do presidente Laerte Gomes que suspende eleições de diretores de escolas públicas

Aprovado projeto do presidente Laerte Gomes que suspende eleições de diretores de escolas públicas

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 338/19, de autoria do presidente da Casa, Laerte Gomes (PSDB), revogando todas

Agentes de saúde de Rondônia voltam a receber adicional de insalubridade

Agentes de saúde de Rondônia voltam a receber adicional de insalubridade

A partir de dezembro, 533 servidores da saúde de Rondônia que atuam na área de endemias voltarão a receber adicional de insalubridade. O valor acresci

Cristiane Lopes participa de Encontro Mulheres Progressistas - Fortalecendo o Futuro

Cristiane Lopes participa de Encontro Mulheres Progressistas - Fortalecendo o Futuro

A vereadora Cristiane Lopes (PP) participou no último final de semana do Encontro Mulheres Progressistas, que aconteceu no espaço Millenium, na cida

Presidente Laerte Gomes recebe comitiva de prefeitos em audiência para falar sobre Energisa, Refis e teto de gastos

Presidente Laerte Gomes recebe comitiva de prefeitos em audiência para falar sobre Energisa, Refis e teto de gastos

Durante audiência na tarde desta terça-feira (5), o presidente Laerte Gomes (PSDB) recebeu uma comitiva de prefeitos para discutir as principais dem