Terça-feira, 22 de julho de 2008 - 14h05
O governador Ivo Cassol assinou nesta terça-feira (22) convênio com o governo federal, em que a União transfere o terreno, onde será concluído o teatro estadual, para o Governo do Estado. A solenidade de assinatura foi realizada na Gerência Regional do Patrimônio da União,
O terreno, situado na Avenida Presidente Dutra, setor 01, na área do Flor do Maracujá, foi objeto de litígio entre o governo estadual e o Exército, antigo proprietário do terreno, em outubro de 2007, quando tropas do Exército ocuparam a área e ocasionou a paralisação das obras, que tinham sido retomadas pela atual administração. O episódio foi relembrado pelo senador Expedito Junior, que esteve presente a solenidade e que teve papel fundamental para que o impasse fosse resolvido o mais rápido possível.
Em seu discurso, o governador Ivo Cassol ressaltou os trabalhos do gerente regional do Patrimônio da União, Antonio Roberto Ferreira e do representante da Secretaria de Patrimônio da União, em Brasília, Luciano Roda, que juntamente com o Ministério do Planejamento e Defesa, agilizaram o processo de cessão gratuita do terreno ao estado. Este foi o primeiro passo para que a obra seja concluída e que a população possa desfrutar de um espaço moderno para atividades e manifestações culturais, por isso agradeço o empenho de toda a secretaria de patrimônio, declarou.
Cassol aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso de regularização fundiária no Estado, com o repasse de terrenos estaduais que estão sendo ocupados pela União, para esfera federal e cobrou do gerente regional, Ferreira e do representante da secretaria de Patrimônio, Luciano Roda, o mesmo comprometimento. Temos que integrar o nosso trabalho para resolver esta questão. Sem o título de propriedade os órgãos ficam impedidos de requerer recursos a União. Terrenos como do Incra, Ibama, Delegacia do trabalho são de propriedade do Estado, temos que regularizar essa situação, frisou.
O representante da secretaria de patrimônio, Luciano Roda, no seu discurso se disse feliz pela resolução do impasse, que gerou momento de tensão e ressaltou o trabalho desenvolvimento pelas duas partes, governo e união, e que espera estar presente na inauguração do teatro, que é uma obra de extrema relevância para a cultura regional.
Compareceram ao evento, o secretario de Finanças, José Genaro, o secretario de Agricultura, Marco Antonio Pestico, o secretario de Obras, Alceu Ferreira, o secretario de Cultura, Jucelis Freitas e o coordenador do Patrimônio Imobiliário estadual, Marcos Soares. Também esteve presente a solenidade a deputada estadual Marina Raupp, que colaborou também para que a transferência do terreno fosse efetuada.
Teatro
De acordo, como o secretário de Obras, Alceu Ferreira, a estrutura já existente no terreno, que foi abandonada, por outras administrações, será toda reaproveitada pela empreiteira que concluirá a obra.
A ordem de serviço para a retomada da construção será assinada pelo governador neste dia 24 de julho. Os recursos para obra, orçada no projeto original em R$ 17 milhões, já estão disponíveis. A obra terá a duração de 18 meses. Porto Velho é a única capital do Brasil que ainda não possui um teatro.
A solenidade de lançamento do reinício das obras está marcada para esta quinta-feira (24), com uma grande festa que terá início às 17:00 horas. Na oportunidade diversos grupos irão se apresentar, marcando a retomada das obras, um verdadeiro marco para a cultura rondoniense.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)