Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo recebe terreno para construção do teatro estadual



O governador Ivo Cassol assinou nesta terça-feira (22) convênio com o governo federal, em que a União transfere o terreno, onde será concluído o teatro estadual, para o Governo do Estado. A solenidade de assinatura foi realizada na Gerência Regional do Patrimônio da União, em Porto Velho, às 9 horas da manhã.

O terreno, situado na Avenida Presidente Dutra, setor 01, na área do Flor do Maracujá,  foi objeto de litígio entre o governo estadual e o Exército, antigo proprietário do terreno, em outubro de 2007,  quando tropas do Exército ocuparam a área e ocasionou a paralisação das obras, que tinham sido retomadas pela atual administração. O episódio foi relembrado pelo senador Expedito Junior, que esteve presente a solenidade e que teve papel fundamental para que o impasse fosse resolvido o mais rápido possível.

Em seu discurso, o governador Ivo Cassol ressaltou os trabalhos do gerente regional do Patrimônio da União, Antonio Roberto Ferreira e do representante da Secretaria de Patrimônio da União, em Brasília, Luciano Roda, que juntamente com o Ministério do Planejamento e Defesa, agilizaram o processo de cessão gratuita do terreno ao estado. “Este foi o primeiro passo para que a obra seja concluída e que a população possa desfrutar de um espaço moderno para atividades e manifestações culturais, por isso agradeço o empenho de toda a secretaria de patrimônio”, declarou.

Cassol aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso de regularização fundiária no Estado, com o repasse de terrenos estaduais que estão sendo ocupados pela União, para esfera federal e cobrou do gerente regional, Ferreira e do representante da secretaria de Patrimônio, Luciano Roda, o mesmo comprometimento. “Temos que integrar o nosso trabalho para resolver esta questão. Sem o título de propriedade os órgãos ficam impedidos de requerer recursos a União. Terrenos como do Incra, Ibama, Delegacia do trabalho são de propriedade do Estado, temos que regularizar essa situação”, frisou.

O representante da secretaria de patrimônio, Luciano Roda, no seu discurso se disse feliz pela resolução do impasse, que gerou momento de tensão e ressaltou o trabalho desenvolvimento pelas duas partes, governo e união, e que espera estar presente na inauguração do teatro, que é uma obra de extrema relevância para a cultura regional.

Compareceram ao evento, o secretario de Finanças, José Genaro, o secretario de Agricultura, Marco Antonio Pestico, o secretario de Obras, Alceu Ferreira, o secretario de Cultura, Jucelis Freitas e o coordenador do Patrimônio Imobiliário estadual, Marcos Soares. Também esteve presente a solenidade a deputada estadual Marina Raupp, que colaborou também para que a transferência do terreno fosse efetuada.

 

 

Teatro

 

De acordo, como o secretário de Obras, Alceu Ferreira, a estrutura já existente no terreno, que foi abandonada, por outras administrações, será toda reaproveitada pela empreiteira que concluirá a obra.

A ordem de serviço para a retomada da construção será assinada pelo governador neste dia 24 de julho. Os recursos para obra, orçada no projeto original em R$ 17 milhões, já estão disponíveis. A obra terá a duração de 18 meses. Porto Velho é a única capital do Brasil que ainda não possui um teatro.

A solenidade de lançamento do reinício das obras está marcada para esta quinta-feira (24), com uma grande festa que terá início às 17:00 horas. Na oportunidade diversos grupos irão se apresentar, marcando a retomada das obras, um verdadeiro marco para a cultura rondoniense.

 
Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)