Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Governo realiza melhorias na Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo, em Porto Velho


A Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo, o Panda, uma das maiores penitenciárias do estado, inicia o ano com obras de reforma e adequação para oferecer à população carcerária um tratamento mais humanizado e condições efetivas de reinserção social, conforme o que foi estabelecido nas metas de melhoria para o sistema penitenciário, pelo governador Confúcio Moura.

Na unidade são ofertados cursos de informática, eletricista, pintura em tela, artesanato, serigrafia, mecânica de carros, lanternagem e pintura automotiva, serigrafia e marcenaria. Conforme a direção, esses cursos são fixos, ou seja, são oferecidos durante o ano todo e as turmas de alunos renovadas continuamente. “Tem aula o ano todo e cada turma tem duração média de três meses. Teoricamente, os cursos estão abertos a todos os reeducandos, mas é preciso ter bom comportamento, entre outros critérios”, informou o diretor, Heber Carvalho, mais conhecido como “de noite”. Além destes, está previsto para iniciar o curso de tapeçaria, assim que a sala de serigrafia, que empresta o espaço para alguns cursos, estiver preparada e os novos equipamentos forem instalados.

O laboratório de informática da unidade, onde são realizados os cursos técnicos do projeto “Inclusão Digital” também está sendo construído em outro espaço para atender um número maior de apenados. “A procura pelos cursos de informática é muito grande e o espaço que tínhamos disponível limitava muito a quantidade de alunos. Com essa nova sala que está sendo construída, poderemos dobrar a quantidade de alunos, ou até mais, dependendo das condições”, comentou Carvalho.

Boa parte das atividades de limpeza, manutenção e reparos é realizada com o aproveitamento da mão-de-obra dos próprios reeducandos, os chamados celas livres. Para o diretor, a quantidade de celas livres, 32 no total, é superior à real necessidade do presídio. “Estamos trabalhando para manter apenas os que realmente desenvolvem atividades laborais e pretendemos selecioná-los de acordo com o que preconiza o Masp (Manual do Sistema Penitenciário), assim como reavaliar as regalias concedidas a eles. Mas esta é uma tarefa que precisa ser executada com calma para evitar conflitos”, observou o diretor.

Em atenção especial à saúde dos reeducandos, a Gerência de Saúde (Gesau) adquiriu equipamentos para aparelhamento do consultório odontológico da unidade, que passa a contar com dois gabinetes, ampliando o número de atendimentos e serviços odontológicos oferecidos aos apenados. A Gesau também conclui, com o apoio da direção, os últimos detalhes para a inauguração de um laboratório de análises clínicas na unidade, que vai agilizar o diagnóstico de doenças e os respectivos tratamentos.

Com relação ao efetivo de agentes penitenciários, embora haja carência em algumas unidades, segundo o diretor, desde dezembro do ano passado, a Sejus já tomou medidas paliativas para contornar a situação. “Entramos em contato com o Gespen e fomos atendidos com a disponibilização de servidores para fazerem horas-extras e, com isso, dar continuidade ao trabalho e à rotina da unidade. De uma maneira geral, com relação às demandas apresentadas pela direção, as respostas da Sejus tem sido rápidas e eficazes, o que tem facilitado o nosso trabalho”.

Carvalho explica que os servidores das “extras” são direcionados para o reforço do efetivo nas carceragens, em dias normais, e para o setor de visitas, às sextas, sábados e domingos. Enquanto isso, a segurança no pátio da Escola, que dá acesso a três pavilhões, é feita com o apoio dos RRs, militares da reserva. “Quero aproveitar e dizer aos servidores que o que está ao nosso alcance para melhorar as condições de trabalho, está sendo providenciado”, finalizou Carvalho.

Fonte: Taiana Maier / Sejus

Mais Sobre Política

Sessão Solene da Assembleia Legislativa homenageia personalidades de Cacoal e região

Sessão Solene da Assembleia Legislativa homenageia personalidades de Cacoal e região

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na noite desta sexta-feira, 20, Sessão Solene no município de Cacoal, para entrega de entrega de Votos

Deputados participam da solenidade de abertura da 9ª Rondônia Rural Show

Deputados participam da solenidade de abertura da 9ª Rondônia Rural Show

Com a presença dos deputados Luizinho Goebel (PSC), Cirone Deiró (União Brasil), Adelino Follador (União Brasil), e Laerte Gomes (PSB), a Assembleia

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), comandou na tarde desta quarta-feira (18), no Plenário da Casa de Leis, Sessão S

Cafeicultura rondoniense é destaque no desenvolvimento do estado com geração de emprego e renda, afirmou Cirone Deiró

Cafeicultura rondoniense é destaque no desenvolvimento do estado com geração de emprego e renda, afirmou Cirone Deiró

“A comercialização da saca do café robusta beneficiado está em R$ 700 reais com uma produção estimada para a safra de 2022, de 2,49 milhões de sacas