Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo propõe acabar com curso superior para escrivão


O governador Confúcio Aires Moura encaminhou à Assembleia Legislativa de Rondônia, dois projetos de leis acabando com a exigência de diploma de curso superior para os novos integrantes dos cargos de escrivão e datiloscopista da Polícia Civil do Estado de Rondônia.  Policiais civis estiveram reunidos na ALE, reivindicando a manutenção da exigência, já existente na Polícia Federal e na Polícia Rodoviária Federal.

Participaram da reunião na presidência da ALE, o datiloscopista Renan Maldonado, o escrivão Anselmo Duarte, e o secretário geral do Sindicato dos Policiais Civis – Clênio Rabelo. Os policiais foram recepcionados pelos deputados Hermínio Coelho (PSD) e Maurão de Carvalho (PP).

Para acabar com a exigência de escolaridade de nível superior dos cargos de escrivão e datiloscopista, o governador Confúcio Moura assim justificou: “Muito embora se reconheça ser legítima e válida a pretensão atual da lei, o momento é inoportuno e inconveniente administrativamente para implementação em face da abertura de procedimento, para a contratação de novos servidores e a iminente reforma do Estatuto do Servidor da Polícia Civil. Ademais cabe ressaltar que a exigência de diploma de nível superior para os novos integrantes destes cargos, não condiz com a realidade do Estado de Rondônia”.

O escrivão Clênio Rabelo no encontro com os parlamentares, disse ser a proposta do Governo um retrocesso, pois a população cada vez mais exige uma polícia altamente qualificada.

Ainda durante o encontro com os policiais, o deputado Hermínio Coelho (presidente da ALE) articulou de imediato uma reunião com o Chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral, para discutir estes projetos na próxima semana, antes do envio a plenário. O deputado declarou também que vem garantindo total transparência na tramitação dos projetos. “Todas as matérias de interesses das categorias de servidores públicos, a assessoria tem procurado avisar, de modo a garantir conhecimento prévio do que efetivamente encontra-se tramitando no âmbito do parlamento estadual”, concluiu.

Fonte: ALE/RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)