Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo promove Seminário de Direitos Humanos


O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seapen), estará no dia 29 de agosto realizando o Seminário “Direitos Humanos em Cena”, com o intuito de promover uma mesa de debate e palestras sobre o assunto. O evento que contará com a presença do Diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ), Maurício Kuehne, parlamentares federais e autoridades estaduais, acontecerá no auditório do Sest/Senat, a partir das 19:30hs, e é direcionado aos operadores penitenciários, autoridades convidadas e universitários.

De acordo com a programação, Kuehne fará a palestra com o tema “Direitos Humanos para Operadores do Sistema Penitenciário”. Em seguida, uma apresentação teatral marcará o retorno do Projeto “Reabilitando através da Arte” que rendeu vários frutos ao Sistema Penitenciário rondoniense, trata-se do Grupo Bizarrus, que é formado por ex-presidiários e encenará uma peça em alusão ao tema. Após o teatro, uma mesa de debate com representantes da Seapen, Poder Judiciário e da Sociedade Civil discutirá a questão com abordagens ao Sistema Prisional.

O secretário de Administração Penitenciária, Gilvan Cordeiro Ferro, afirmou que esta é uma política afirmativa do Governo de Rondônia perante um assunto de grande importância no contexto penitenciário. “O Estado mostra sua preocupação em debater e encontrar soluções para melhorar cada vez mais a gestão prisional, que é um compromisso do governador Ivo Cassol firmado junto à Comissão de Direitos Humanos em Brasília”, enfatizou.

Bizarrus - O Projeto “Reabilitando através da Arte”, com o espetáculo Teatral Bizarrus, tendo como atores detentos das Unidades Prisionais de Porto Velho, foi uma parceria entre a Seapen e o Sest/Senat.

Este espetáculo ficou em cartaz por mais de 5 anos e foi assistido por mais de 50 mil espectadores, na maioria estudantes. Foi apresentado em vários estados brasileiros com transmissão para mais de 50 países em 15 idiomas.

Desta iniciativa, que ganhou destaque na mídia nacional (Programa Fantástico da Rede Globo, TV Cultura, Globo News, Amazon Sat e grandes jornais impressos de São Paulo) e internacional, foi criada a Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso – Acuda, situada na Estrada da Penal em frente à Penitenciária Ênio dos Santos Pinheiro. Parceira da Seapen, a Acuda vem dando continuidade aos trabalhos de reinserção social utilizados no espetáculo para outros apenados.

Fonte: Luiz Alexandre - Decom
 

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a

Deputado Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Deputado Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança,

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)