Porto Velho (RO) domingo, 15 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Governo promove Seminário de Direitos Humanos


O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seapen), estará no dia 29 de agosto realizando o Seminário “Direitos Humanos em Cena”, com o intuito de promover uma mesa de debate e palestras sobre o assunto. O evento que contará com a presença do Diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ), Maurício Kuehne, parlamentares federais e autoridades estaduais, acontecerá no auditório do Sest/Senat, a partir das 19:30hs, e é direcionado aos operadores penitenciários, autoridades convidadas e universitários.

De acordo com a programação, Kuehne fará a palestra com o tema “Direitos Humanos para Operadores do Sistema Penitenciário”. Em seguida, uma apresentação teatral marcará o retorno do Projeto “Reabilitando através da Arte” que rendeu vários frutos ao Sistema Penitenciário rondoniense, trata-se do Grupo Bizarrus, que é formado por ex-presidiários e encenará uma peça em alusão ao tema. Após o teatro, uma mesa de debate com representantes da Seapen, Poder Judiciário e da Sociedade Civil discutirá a questão com abordagens ao Sistema Prisional.

O secretário de Administração Penitenciária, Gilvan Cordeiro Ferro, afirmou que esta é uma política afirmativa do Governo de Rondônia perante um assunto de grande importância no contexto penitenciário. “O Estado mostra sua preocupação em debater e encontrar soluções para melhorar cada vez mais a gestão prisional, que é um compromisso do governador Ivo Cassol firmado junto à Comissão de Direitos Humanos em Brasília”, enfatizou.

Bizarrus - O Projeto “Reabilitando através da Arte”, com o espetáculo Teatral Bizarrus, tendo como atores detentos das Unidades Prisionais de Porto Velho, foi uma parceria entre a Seapen e o Sest/Senat.

Este espetáculo ficou em cartaz por mais de 5 anos e foi assistido por mais de 50 mil espectadores, na maioria estudantes. Foi apresentado em vários estados brasileiros com transmissão para mais de 50 países em 15 idiomas.

Desta iniciativa, que ganhou destaque na mídia nacional (Programa Fantástico da Rede Globo, TV Cultura, Globo News, Amazon Sat e grandes jornais impressos de São Paulo) e internacional, foi criada a Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso – Acuda, situada na Estrada da Penal em frente à Penitenciária Ênio dos Santos Pinheiro. Parceira da Seapen, a Acuda vem dando continuidade aos trabalhos de reinserção social utilizados no espetáculo para outros apenados.

Fonte: Luiz Alexandre - Decom
 

 

Mais Sobre Política

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Para o presidente Jair Bolsonaro e o governador Marcos Rocha o objetivo da Medida Provisória é a de simplificar e modernizar o processo. Ao todo, ma

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Na sessão ordinária e nas extraordinárias realizadas na tarde desta terça-feira (10), além de aprovar o Orçamento 2020 e apreciar os vetos do Execut

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári