Quarta-feira, 15 de junho de 2011 - 13h37
O levantamento será utilizado pelo governo como norteador de políticas públicas e vai ajudar a direcionar ações para a sustentabilidade e proteção das reservas extrativistas e unidades de conservação. O trabalho começou no mês de abril com a aplicação dos questionários na reserva extrativista do Rio Jaci-Paraná, em Porto Velho.
De acordo com a secretária da Sedam, Nanci Maria Rodrigues da Silva, será formado um banco de dados com informações sobre saúde, educação, habitação, transporte, produção, alternativa econômica e questão fundiária.
Segundo ela, o próximo trabalho está programado para acontecer nos municípios de Machadinho do Oeste, Vale do Anari e Cujubim, que somam 16 reservas extrativistas.
As unidades de conservação de uso sustentável permitem que a população residente – por meio de concessão – utilizem os recursos naturais de forma racional de acordo com as recomendações previstas no Plano de Manejo de Uso Múltiplo.
Para o presidente da Organização dos Seringueiros de Rondônia – OSR, Valdemir Ferreira de Melo, o levantamento que está sendo feito é inédito, pois nenhum governante se preocupou com a qualidade de vida das populações extrativistas.
A Coordenadoria de Unidade de Conservação conta com o apoio da Sedam Regional de Machadinho d´Oeste, Associação dos Seringueiros de Machadinho do Oeste (ASM), Associação dos Moradores da Reserva Rio Preto Jacundá (ASMOREX), Associação dos Moradores da reserva extrativista Maracatiara (ASMOREMA), e Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR).
Fonte: Decom
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar
Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)