Quarta-feira, 17 de abril de 2013 - 18h05
O governador Confúcio Moura entregou, na manhã desta quarta-feira (17), cinco unidades do Auto Misto de Apoio e Salvamento (Amas) ao Corpo de Bombeiros Militar em Porto Velho. Equipados com 28 itens de salvamento, os veículos movidos a óleo diesel vão atender a capital, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, nas operações terrestres como captura de animais e socorro diversos.
Reunidos no auditório do Comando Geral, a tropa foi apresentada ao governador pelo Coronel Chianca, coordenador de Operações do CBM. No evento, o comandante Geral dos Bombeiros, coronel Ubirajara Caetano, que na semana passada foi eleito , no Rio de Janeiro, presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil (Ligabom) biênio 2013-2014, disse que para a Corporação está é uma grande conquista. Mais cinco viaturas serão adquiridas no segundo semestre.
O comandante também lembrou que, até pouco tempo, os militares capturavam animais “na unha”, pois não haviam equipamentos. “Rondônia ganha com os novos veículos um padrão avançado para as operações terrestres, mais mobilidade e economicidade, em virtude de serem carros pequenos e movidos a óleo diesel. Além disso, a tropa terá melhores condições para agir nos mais diversos casos”, salientou.
O governador Confúcio Moura ressaltou e parabenizou os bombeiros militares pela respeitabilidade que a Corporação tem junto à sociedade, incentivando que continuem preservando a imagem que construíram ao longo do tempo e disse sentir-se envaidecido por poder participar de uma solenidade de entrega de equipamentos, cujo objetivo, além de melhorar as atividades cotidianas dos militares, é mostrar resultados para a sociedade.
Confúcio falou sobre a precariedade dos bombeiros em anos passados, comparando com a realidade atual, quando a Corporação já está trabalhando para adquirir a segunda aeronave para atender a população. “O interior está sendo beneficiado, ao mesmo tempo que a capital, pelas novas tecnologias. Estou satisfeito e feliz por estar cumprindo aquilo que desejei desde o início do meu governo”, declarou.
Entre os itens das novas viaturas destacam-se as cadeirinhas de salvamento, mosquetões, blocantes, cintos especiais, triângulos e tripés de salvamento, escada prolongável, moto serra,moto abrasivo, polias, desencarcerador, expansor para socorro de vítimas em ferragens. No campo dos animais os Amas têm cambão para captura de cães e gatos, gaiolas e ganchos para animais peçonhentos e abelhas. No socorro a vítimas, especialmente em acidentes, tem colar servical, talas fixas, ked, maca e kits para primeiros socorros. No combate a incêndio tem guinchos, moto bomba para escova, mangotes, mangueiras de incêndio de 30 metros, engate rápido para auto abastecimento em mananciais e derivantes. Os cinco Amas custaram ao Estado R$ 1 milhão e 460 mil. E foram adquiridos com recursos do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros.
Fonte: Alice Thomaz / Decom
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)