Segunda-feira, 28 de maio de 2012 - 11h02
O governo do Estado adquiriu através da secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri), no município de Lauro de Freitas, na Bahia, 357 ovinos da raça Santa Inês, que já se encontram confinados sob os cuidados de técnicos, na Unidade Demonstrativa da Emater, em Ouro Preto do Oeste. O objetivo é fomentar a agricultura familiar, bem como melhorar a genética do rebanho, com animais que produzam mais carne e carcaças com melhor qualidade. Os ovinos adquiridos pela Seagri, apresentam todos os requisitos de sanidade animal, chegando ao Estado com três meses de idade.
Segundo a veterinária Sandra de Paula Carvalho, responsável pelas ações na área de ovinocultura da Seagri, foram adquiridas 270 matrizes, meio sangue da raça Santa Inês e 54 reprodutores, P.O (Puro sangue de origem) espécies com fáceis adaptações para o clima de Rondônia. Cada produtor ligado a agricultura familiar e selecionado pela Emater receberá um reprodutor e cinco matrizes e terá o acompanhamento técnico no desenvolvimento do rebanho.
No último censo realizado pela Saegri, em 2010, o rebanho de ovinos em Rondônia girava em torno de 150 mil cabeças. No entanto, pelo baixo teor de gordura e por ser uma carne leve e de ótimo sabor, o Estado comporta, com mercado assegurado, um rebanho de 500 mil cabeças despontando como uma ótima fonte de renda.
As raças Santa Inês e Dorper, que estão sendo introduzidas no Estado e aos seis meses estão prontas para o bate, com carcaças limpas pesando entre 16 e 20 quilos. Na região central e sul de Rondônia, as redes de supermercado estão comercializando em média entre 25 e 30 carcaças aos finais de semana, ao preço médio de R$ 14 o quilo, principalmente para festas e churrascos.
De acordo com a veterinária Sandra Paula de Carvalho, o governo do Estado, tem sido um agente fomentador para que essa atividade cresça em Rondônia, com investimentos em pesquisa e melhoria nas técnicas de manejo e modernização da ovinocultura. “Isso pode contribuir para o desenvolvimento da Agricultura Familiar”.
Fonte: Decom
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).