Sábado, 21 de novembro de 2015 - 06h42
O Governo de Rondônia firmou compromisso, na quinta-feira (19), de participar dos esforços da Universidade Federal de Rondônia (Unir) para que seja construído, em Porto Velho, o Hospital Universitário, que fará atendimento de alta complexidade. Para que a obra seja realizada falta apenas um terreno, que deve medir 50 mil metros quadrados.
A reitora da Unir, Berenice Tourinho, participou de audiência com o governador Confúcio Moura e com o secretário de estado da Saúde, Williames Pimentel. Explicou que os recursos estão assegurados no orçamento da União para 2016. Segundo ela, os equipamentos, gestão e corpo de funcionários ficarão por conta do governo federal.
O Hospital Universitário vai integrar a rede estadual do SUS e gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que é vinculada ao Ministério da Educação. A estatal é responsável pela gestão de outras unidades ligadas a universidades federais.
Os recursos para o projeto do hospital, cerca de R$ 6,4 milhões, estão garantidos pelo governo federal para o próximo ano. “Precisamos atuar rapidamente”, defendeu a reitora na conversa com o governador. Ela explicou que a participação da Unir se dará na parte acadêmica, com professores e alunos.
A universidade, conforme a reitora, realizou diversas gestões para obter o terreno para a construção do hospital, mas não teve sucesso.
ACADÊMICOS
O secretário Pimentel avaliou que o hospital será de grande utilidade para Rondônia e que vai compor iniciativas do governo no fortalecimento da área de saúde. “Além disto, haverá enorme contribuição para médicos e acadêmicos de medicina”.
Para Confúcio Moura, a iniciativa merece apoio do estado. Ele levou em conta que a Unir tenta, há três anos, uma área para o hospital e determinou que sejam feitos estudos técnicos para viabilizar a destinação de uma área para a construção.
Com o secretário Pimentel e a reitora Berenice Tourinho, o governador analisou algumas áreas que poderão ser utilizadas, mas a decisão final ainda depende de trâmites burocráticos.
“A população tem muito a ganhar com esta obra, que vai dar ainda mais força às ações realizadas para melhorar a área de saúde”, disse o governador. Ele foi informado que o governo federal vai construir, na região Norte, hospitais universitários que servirão de modelo para outras partes do país no futuro.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu
Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos