Sábado, 21 de novembro de 2015 - 06h42
O Governo de Rondônia firmou compromisso, na quinta-feira (19), de participar dos esforços da Universidade Federal de Rondônia (Unir) para que seja construído, em Porto Velho, o Hospital Universitário, que fará atendimento de alta complexidade. Para que a obra seja realizada falta apenas um terreno, que deve medir 50 mil metros quadrados.
A reitora da Unir, Berenice Tourinho, participou de audiência com o governador Confúcio Moura e com o secretário de estado da Saúde, Williames Pimentel. Explicou que os recursos estão assegurados no orçamento da União para 2016. Segundo ela, os equipamentos, gestão e corpo de funcionários ficarão por conta do governo federal.
O Hospital Universitário vai integrar a rede estadual do SUS e gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que é vinculada ao Ministério da Educação. A estatal é responsável pela gestão de outras unidades ligadas a universidades federais.
Os recursos para o projeto do hospital, cerca de R$ 6,4 milhões, estão garantidos pelo governo federal para o próximo ano. “Precisamos atuar rapidamente”, defendeu a reitora na conversa com o governador. Ela explicou que a participação da Unir se dará na parte acadêmica, com professores e alunos.
A universidade, conforme a reitora, realizou diversas gestões para obter o terreno para a construção do hospital, mas não teve sucesso.
ACADÊMICOS
O secretário Pimentel avaliou que o hospital será de grande utilidade para Rondônia e que vai compor iniciativas do governo no fortalecimento da área de saúde. “Além disto, haverá enorme contribuição para médicos e acadêmicos de medicina”.
Para Confúcio Moura, a iniciativa merece apoio do estado. Ele levou em conta que a Unir tenta, há três anos, uma área para o hospital e determinou que sejam feitos estudos técnicos para viabilizar a destinação de uma área para a construção.
Com o secretário Pimentel e a reitora Berenice Tourinho, o governador analisou algumas áreas que poderão ser utilizadas, mas a decisão final ainda depende de trâmites burocráticos.
“A população tem muito a ganhar com esta obra, que vai dar ainda mais força às ações realizadas para melhorar a área de saúde”, disse o governador. Ele foi informado que o governo federal vai construir, na região Norte, hospitais universitários que servirão de modelo para outras partes do país no futuro.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)