Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo discute medidas de estímulo ao setor de confecções


“O setor de confecções tem alguns diferenciais interessantes, por exemplo, é capaz de criar muitos empregos com um investimento relativamente pequeno. Por isso, o governador Confúcio Moura está empenhado em ampliar a atuação desse importante setor econômico dentro do nosso Estado”, afirmou Vicente.

Entre os incentivos atualmente concedidos pelo Governo, está a concessão de um percentual do crédito presumido para as empresas de confecções, medida que reflete na isenção de 85% da alíquota do ICMS para o setor.

“Além disso, estamos disponibilizando recursos, através do Banco do Povo, para aquisição de máquinas e equipamentos para empreendedores individuais, alguns deles informais, que poderão tocar seu próprio negócio, criando novos empregos a partir desses recursos do microcrédito”, diz o secretário. Em Pimenta Bueno, o governo já entregou dezenas de máquinas para esses empreendedores, também via Banco do Povo.
 

Comitiva

Recentemente, o secretário recebeu uma comitiva de empresários de Pimenta Bueno, município que abriga, juntamente com Cacoal, o principal pólo têxtil de Rondônia, para uma reunião em Porto Velho. Segundo o empresário e ex-presidente da Associação Comercial de Pimenta Bueno, Gerson Szezerbatz Zanatto, o ramo de confecções possui um dos maiores índices de empregabilidade da indústria.

O pólo de confecções de Pimenta Bueno gera cerca de 700 empregos diretos e centenas de empregos indiretos. O empresário acredita num crescimento rápido em médio prazo e numa expansão para mais de 2 mil empregos diretos. “Isso é significativo para um município de 30 mil habitantes”, diz.

O empresário afirma que a indústria está começando a atrair profissionais qualificados de diversos ramos, de nível superior, como modelistas, designers de moda e engenheiros de produção. “Tudo isso é resultado do crescimento do setor em Rondônia”, finaliza.

Zanatto citou ainda que, com o apoio do governo e o crescimento do mercado, está ampliando as instalações de sua fábrica e em breve deverá aumentar a oferta de empregos, dos atuais 30, para mais de 50 colaboradores, além da aquisição de 12 novas máquinas industriais. “O empresário precisa ser estimulado, e com certeza vai gerar bons negócios, impostos e empregos para o nosso Estado”.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)