Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Governo define vagas para concursos em várias áreas


Para tratar da definição de vagas para a realização de concurso público na área da segurança, a superintendente estadual de Administração e Recursos Humanos (Searh), Carla Ito, reuniu-se nessa segunda-feira (9) com os secretários de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, e de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Marcelo Bessa, que integram a Mesa Estadual de Negociações Permanentes (Menp). O número definido, segundo a superintendente, está dentro das possibilidades financeiras do Estado, mas pode ser ampliado, “até atingir o ideal”, à medida que for desonerando a folha de pagamento e houver aumento da arrecadação.

Segundo Carla Ito, a divulgação do edital para abertura das inscrições será feita assim que forem finalizados os trâmites administrativos necessários à realização do certame. Mas ela adiantou que para a Polícia Civil serão ofertadas, inicialmente, 144 vagas, distribuídas nos cargos de agente de polícia (40), datiloscopista (5), delegado (10), escrivão (72), técnico em necropsia (9) e perito criminal (8). Para a Polícia Militar, serão 260, das quais 240 são para soldados e 20 para oficiais; enquanto para o Corpo de Bombeiros haverá 46 para soldados e cinco para oficiais, totalizando 51 vagas.

A superintendente de Recursos Humanos informou também, que atendendo à proposta do governador Confúcio Moura de preparar o quadro técnico das secretarias e demais órgãos estaduais, visando melhor atendimento ao público com profissionais do quadro para que não haja descontinuidade em outros governos, já há definido também o número de vagas para contratação de pessoal, também via concurso, para a Superintendência de Licitações (Supel). Serão 27 vagas, inicialmente, distribuídas nos cargos de técnico em licitações, registro e pesquisa de preços (7), agente administrativo (15) e uma para contador, administrador, economista, analista de sistema de informática e analista de suporte em tecnologia.

Sobre o concurso da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), ela disse que está em fase de aguardo das empresas que manifestaram interesse em elaborar as provas. O número de vagas foi definido em 67 para cargos diversos de nível superior na área ambiental, como biólogo, engenheiros florestal, agrônomo, agrimensor, ambiental, de alimentos, de pesca e aqüicultura, mecânico, químico, sanitarista, de minas, entre outros. “Esse concurso está mais avançado que os demais e deve ser aberto um pouco antes, assim que forem concluídos todos os procedimentos legais”, observou.

O governo ainda analisa o quantitativo de vagas para atender às Secretarias de Educação (Seduc) com a contratação de professor indígena e técnico educacional nível médio; de Justiça (Sejus) para socioeducador e psicólogo, além da Saúde (Sesau) para os níveis superior, médio e fundamental.

Em todas as entrevistas, o governador tem afirmado que pretende atender a todas as secretarias, conforme a situação financeira do Estado, ampliando as possibilidades após a transposição dos servidores do ex-Território para os quadros da União. Por isso, Carla Ito deixou claro que os classificados além das vagas disponibilizadas poderão ser chamados à medida que aumentar a arrecadação ou aconteça outro fenômeno favorável.

Fonte: Veronilda Lima /  Decom
 

Mais Sobre Política

Sessão Solene da Assembleia Legislativa homenageia personalidades de Cacoal e região

Sessão Solene da Assembleia Legislativa homenageia personalidades de Cacoal e região

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na noite desta sexta-feira, 20, Sessão Solene no município de Cacoal, para entrega de entrega de Votos

Deputados participam da solenidade de abertura da 9ª Rondônia Rural Show

Deputados participam da solenidade de abertura da 9ª Rondônia Rural Show

Com a presença dos deputados Luizinho Goebel (PSC), Cirone Deiró (União Brasil), Adelino Follador (União Brasil), e Laerte Gomes (PSB), a Assembleia

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), comandou na tarde desta quarta-feira (18), no Plenário da Casa de Leis, Sessão S

Cafeicultura rondoniense é destaque no desenvolvimento do estado com geração de emprego e renda, afirmou Cirone Deiró

Cafeicultura rondoniense é destaque no desenvolvimento do estado com geração de emprego e renda, afirmou Cirone Deiró

“A comercialização da saca do café robusta beneficiado está em R$ 700 reais com uma produção estimada para a safra de 2022, de 2,49 milhões de sacas