Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo de Rondônia prepara concurso


Mais uma área do Governo de Rondônia conquistou avanços ainda no fechamento do último ano com a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), aprovado pela Assembléia Legislativa, de acordo com a Lei nº 747, de 16 de dezembro.

A elaboração do PCCR da Assistência Social teve inicio ainda em 2011, a partir de uma preocupação do atual governo em consolidar as Políticas da Assistência Social e melhorar os serviços ao cidadão. Com a aprovação do Plano, a Seas poderá realizar o concurso público criando o quadro efetivo de servidores e um sistema organizado de cargos, carreiras e remunerações.

"A realização do concurso público é uma determinação do governador Confúcio Moura, para finalmente formar o quadro de servidores efetivos para a Assistência Social. A Seas está trabalhando para realizar o concurso ainda no primeiro semestre deste ano", afirmou o secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix.

"A criação do PCCR expressa o comprometimento do governo para com o desenvolvimento profissional dos servidores públicos e melhoria da qualidade dos serviços prestados à população", ressaltou o secretário.

Márcio Felix elogio e agradeceu ao empenho dos deputados estaduais em agilizar o processo de aprovação do PCCR.

Desde a criação da secretaria em 2009, a Seas por não ter quadro efetivo vem trabalhando com servidores cedidos de outras secretarias e cargos comissionados. " Aaprovação do PCCR é uma grande conquista para a área social. Com o quadro de servidores efetivos não haverá mais descontinuidade nas ações da Política Pública de Assistência Social", afirma o secretário.

A Seas tem nas suas competências, no âmbito do executivo estadual, planejar, elaborar, implantar, coordenar e implementar as seguintes políticas públicas: Política de Assistência Social, com a consolidação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS; Política de Segurança Alimentar e Nutricional; Política de Inclusão Produtiva – Economia Solidária; Política de Garantia dos Direitos para os Idosos; Política de Garantia de Direitos de Crianças, Adolescentes e Juventude; Política para Pessoas com Deficiências; Políticas de Direitos da Mulher; Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Política de Direitos Humanos; Política de Habitação de Interesse Social e Política de Cidadania, Erradicação da Extrema Pobreza e Superação da Pobreza.

O PCCR atende todas as políticas da Assistência Social e ainda as unidades integradas à Seas, como: Shopping Cidadão, Casa dos Conselhos, Procon, Casa do Ancião e mais dez gerências regionais espalhadas pelo estado.

Com a realização do concurso público, serão implantados cargos técnicos que não existem atualmente na Seas, e que são fundamentais para o desenvolvimento das políticas de Assistência Social, entre eles; analista de desenvolvimento social, nas áreas de serviço social, antropologia, sociologia, psicologia, nutrição e pedagogia e técnico em engenharia e arquitetura.

"A área social tem muito a ganhar com a efetivação do quadro de servidores da Seas. Município e entidades ganharão muito, uma vez que terão todo o tipo de assistência técnica que visa a consolidação do Sistema Único da Assistência Social em Rondônia", finaliza Márcio Felix.

Fonte: Luana Lopes / Seas
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)