Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo de Rondônia participa da plenária estadual do PPA Participativo para discutir o planejamento orçamentário do país


No encontro, reuniram-se diversas autoridades e sociedade civil organizada do Estado - Gente de Opinião
No encontro, reuniram-se diversas autoridades e sociedade civil organizada do Estado

Com o objetivo de propor ideias para a formação de políticas públicas prioritárias que levem ao desenvolvimento do país, o Governo de Rondônia recebeu a 20ª plenária estadual do programa PPA Participativo do Governo Federal, nesta quinta-feira, 6, em Porto Velho. Na ocasião, reuniram-se diversas autoridades e sociedade civil organizada, que colaboraram na discussão sobre como gerir o orçamento público pelos próximos quatro anos.

A plenária da comitiva federal buscou trazer a população ao centro do debate de forma a reunir diversas propostas pertencentes ao âmbito de infraestrutura, educação, saúde, social e econômico, setores que vem ao encontro das necessidades do Estado. Com este evento, também fortalece as discussões municipais e estaduais sobre o Plano Plurianual 2024-2027, realizadas desde o início deste ano.

A primeira-dama, Luana Rocha, representou o governador durante o evento

Representando o governador, Marcos Rocha, a  primeira-dama, Luana Rocha, reforçou a importância do evento que traz a proposta de impulsionar o progresso. “Damos as boas vindas a toda comitiva do Governo Federal, e assim que possamos desenvolver propostas que auxiliem na construção do PPA com intuito de trazer benefícios ao Estado”, ressaltou.

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, agradeceu a presença da comitiva federal e destacou a integração dos municípios e do Estado na participação do plano. “É uma satisfação poder fazer parte do desenvolvimento do futuro do país por meio desta plenária, atitude que promove a valorização do indivíduo ao ouvir todas as regiões brasileiras. Esperamos tão logo colaborar com a formação do planejamento”, afirmou.

Além da secretária de Estado e do gestor municipal, estiveram presentes no encontro outras autoridades locais, entidades e representantes de movimentos sociais . O evento aconteceu no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho.

PRIORIDADES

Em Rondônia, a comitiva do PPA Participativo encerra as visitas na região Norte do país. A 20ª plenária contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, que reforçou a necessidade das discussões envolver a população no processo. “Temos um compromisso com o povo brasileiro, e nossa missão é realizar um planejamento orçamentário integrado, não só com técnicos, mas com a integração da diversidade de pessoas. Por isso, estamos visitando o Brasil e ouvindo as demandas para que esse trabalho seja formalizado”.

Algumas prioridades para Rondônia, foram anunciadas durante discurso do ministro-chefe de Estado

O ministro-chefe também destacou algumas demandas que foram repassadas pelo Governo do Estado à atual gestão federal. Entre as solicitações, ele citou o repasse de verbas públicas, obras de duplicação em estrada federal, infraestrutura em aeroportos do interior do Estado, construção da ponte binacional Brasil-Bolívia, e entre outras, cujas prioridades da demandas serão revistas.

PPA PARTICIPATIVO
A ação que visa elaborar o planejamento orçamentário de 2024 a 2027 vem ocorrendo por meio de outras iniciativas, tais como: Fóruns Interconselhos, na qual reúnem conselhos nacionais em diversos setores; plenárias estaduais realizadas em todas as capitais e o Distrito Federal, possuindo até o momento mais de 25 mil participantes; e até 14 julho, está disponibilizada a plataforma Brasil Participativo aos cidadãos, que já possui mais de 1,9 milhão acessos, mais de 680 mil participantes dentro do processo e mais de 5,1 mil propostas contabilizadas.

A construção do plano orçamentário é realizada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento – MPO, em parceria com a Secretaria-Geral e demais órgãos do Executivo Federal. Após a colaboração da população de cada estado brasileiro, o projeto formulado será encaminhado à Secretaria Nacional de Planejamento do MPO, uma vez ajustadas as colaborações, serão submetidas à análise das equipes técnicas para incorporação ao PPA.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Pedro Fernandes propõe criação de Grupo de Trabalho para enfrentar crise na pecuária em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes propõe criação de Grupo de Trabalho para enfrentar crise na pecuária em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) protocolou ofício junto ao gabinete do governador Marcos Rocha, propondo a criação de um Grupo de Trabalho

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes defende agilidade na regularização fundiária e reafirma apoio aos produtores

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes defende agilidade na regularização fundiária e reafirma apoio aos produtores

A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma audiência pública no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho, para tratar da regulari

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)