Quinta-feira, 9 de agosto de 2012 - 18h02
O governador Confúcio Moura reconheceu o pioneirismo da Fecomércio-RO no projeto de expansão e integração econômica entre Rondônia e o Peru e homenageou com uma placa em nome do Governo de Rondônia, o ex-presidente da Federação, Luiz Tourinho. A homenagem acontece durante a abertura da 1ª Expo Peru, na manhã de quinta-feira (09), no Centro de Convenção do Aquarius Selva Hotel, em Porto Velho.
Luiz Tourinho recebeu a comenda das mãos do ministro de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Jose Luiz Silva Marinot, retribuiu a homenagem entregando ao governador com o livro de sua autoria “Virada para o Pacífico”, onde relata os ideais, as dificuldades, e as perspectivas da construção de uma rodovia de integração entre o Brasil e o Peru. A integração hoje está concretizada com a construção da Interoceânica e a Expo Peru sedimenta o sonho de integração iniciados há duas décadas.
José Luis Silva Marinot, também falou da importância dessa parceria comercial entre o estado de Rondônia e Peru e apresentou alguns dados que comprovam as vantagens comerciais. “Começamos a escrever uma nova história, de intercâmbio cultural e econômico entre Brasil e Peru”, afirmou. Marinot proferiu a palestra “Peru: Fonte de Oportunidades”, onde fala do interesse dos peruanos em fortalecer os laços econômicos com o Brasil e números da economia peruana, produtos e das possibilidades de oportunidade de negócios.
Para o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Gustavo Fontenele, “ter o Peru como parceiro estratégico é um privilégio para o Brasil”, lembrou o representante do governo federal, citando “a riquíssima história peruana e as excelentes oportunidades de negócios oferecidas por este país”.
O secretário da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Social de Rondônia (Sedes), Edson Vicente, afirmou que “a partir de agora, começam a ser promovidos negócios que irão garantir que nossos caminhões partam carregados do Brasil e possam voltar também carregados de produtos peruanos”, disse.
O governador Confúcio Moura (PMDB) defende o empenho de todos os setores para construir e consolidar um comércio com os países andinos, destacando a proximidade em relação aos outros mercados consumidores de outros continentes como Europa e América do Norte (Estados Unidos). “A logística de transporte no comércio bilateral entre Brasil e Peru é mais em conta em termos de custos operacionais na transferência de bens produzidos em Rondônia”, disse Confúcio a citar produtos como a soja, leite em pó, carne e produtos agrícolas.
Após o coquetel oferecido às autoridades, imprensa e convidados, a Expo Peru inicia o fórum empresarial, com a presença de 80 empresários peruanos e do interior do Estado. A exposição tem três temas em destaque – investimentos, comércio e turismo – e é voltada para a realização de negócios entre empresas das duas nacionalidades.
À noite é realizado, a partir das 20 horas, o coquetel “Peru Mucho Gusto”, com destaque para a gastronomia peruana e exposição de peças representativas da cultura do País andino. Na sexta-feira, a comitiva peruana visita o terminal portuário da capital, a partir das 8 horas. Após o almoço, os visitantes andinos participam de visita às obras da usina hidrelétrica de Santo Antônio, com encerramento previsto para as 17 horas.
Fonte: Marcos Santana
Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil
Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis