Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo apoia indústria calçadista no Estado


O secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) Evandro Padovani recebeu do presidente do Instituto de Tecnologia do Couro e Calçados de Rondônia, Sr. Willy Marques, o projeto para implantar uma indústria de calçados no município de Cacoal.

Os técnicos da Seagri que acompanharam a explanação do projeto pelos Srs. Willy Marques e Cesar Nicoletti, diretor financeiro da instituição, entenderam como positiva com uma ampla abrangência social e econômica a proposta para implantação de um polo calçadista no Estado. O secretário Evandro Padovani garantiu o apoio do Governo do Estado no sentido de que este polo calçadista seja implantado.

O Sr. Willy Marques mostrou que objetivo é qualificar por meio do Instituto de Tecnologia do Couro e Calçados de Rondônia, a mão-de-obra para a indústria do calçado no Estado visando desenvolver e implantar também fábrica de artefatos e equipamentos de proteção individual (EPI-S) a partir do beneficiamento integral do couro em Rondônia.

De acordo com o diretor financeiro, Cesar Nicoletti, o primeiro passo foi procurar a Seagri em busca de apoio do Governo do Estado. A instituição não tem fins lucrativos e já tem emenda parlamentar do deputado Nilton Capixaba no valor de R$ 1 milhão, para aquisição de equipamentos para indústria-escola que faz parte do projeto.

Parceria

A proposta é de que o Governo do Estado entre como parceiro na doação do terreno em comodato e outros benefícios, bem como oferecer suporte técnico e jurídico. A indústria vai gerar desenvolvimento tecnológico na área do couro e na produção de calçados, gerando inclusive uma mídia positiva ambientalmente falando, devido às normas inseridas no projeto.

Também a partir da indústria calçadista, pode ser instalada em Rondônia uma indústria de celulose e papelão, aproveitando a matéria-prima que existe na região (as sucatas de papelão). A geração de empregos por meio da indústria calçadista é uma das maiores cadeias produtivas e geradora de emprego e renda no Brasil.

Fonte: José Luiz /  Seagri

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)