Quarta-feira, 29 de janeiro de 2014 - 18h05
O secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) Evandro Padovani recebeu do presidente do Instituto de Tecnologia do Couro e Calçados de Rondônia, Sr. Willy Marques, o projeto para implantar uma indústria de calçados no município de Cacoal.
Os técnicos da Seagri que acompanharam a explanação do projeto pelos Srs. Willy Marques e Cesar Nicoletti, diretor financeiro da instituição, entenderam como positiva com uma ampla abrangência social e econômica a proposta para implantação de um polo calçadista no Estado. O secretário Evandro Padovani garantiu o apoio do Governo do Estado no sentido de que este polo calçadista seja implantado.
O Sr. Willy Marques mostrou que objetivo é qualificar por meio do Instituto de Tecnologia do Couro e Calçados de Rondônia, a mão-de-obra para a indústria do calçado no Estado visando desenvolver e implantar também fábrica de artefatos e equipamentos de proteção individual (EPI-S) a partir do beneficiamento integral do couro em Rondônia.
De acordo com o diretor financeiro, Cesar Nicoletti, o primeiro passo foi procurar a Seagri em busca de apoio do Governo do Estado. A instituição não tem fins lucrativos e já tem emenda parlamentar do deputado Nilton Capixaba no valor de R$ 1 milhão, para aquisição de equipamentos para indústria-escola que faz parte do projeto.
Parceria
A proposta é de que o Governo do Estado entre como parceiro na doação do terreno em comodato e outros benefícios, bem como oferecer suporte técnico e jurídico. A indústria vai gerar desenvolvimento tecnológico na área do couro e na produção de calçados, gerando inclusive uma mídia positiva ambientalmente falando, devido às normas inseridas no projeto.
Também a partir da indústria calçadista, pode ser instalada em Rondônia uma indústria de celulose e papelão, aproveitando a matéria-prima que existe na região (as sucatas de papelão). A geração de empregos por meio da indústria calçadista é uma das maiores cadeias produtivas e geradora de emprego e renda no Brasil.
Fonte: José Luiz / Seagri
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia
O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia
Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari
Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)