Domingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo apóia festival folclórico de Guajará Mirim


O governador Ivo Cassol assina na manhã desta quarta-feira (08), juntamente com o presidente da Associação Folclórica Boi-Bumbá Malhadinho Cleiton Lopes, representante dos grupos de Bois-Bumbás Flor do Campo e Malhadinho de Guajará Mirim, convênio que repassa aos grupos folclóricos da Pérola do Mamoré R$ 90 mil relativos ao apoio cultural do governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) as apresentações dos referidos grupos na XIII edição do Festival Folclórico de Guajará Mirim conhecido como "O Duelo da Fronteira" que acontece de sexta feira a domingo (dias 10,11 e12), na arena montada na quadra da Policia Militar no bairro Santo Antônio.

O Festival Folclórico de Guajará Mirim teve inicio em 1995, criado pelo senhor Adécio então presidente da União Municipal e Associações  de Moradores – UMAM, os dois primeiros anos foram apenas mostra. O festival propriamente dito começou em 1997.

O governo de Rondônia em parceria com o Ministério da Cultura começa a construir o bumbódromo da Pérola do Mamoré ainda este ano. "Não fosse a mudança de local da construção, o Festival aconteceria este ano no novo bumbódromo", informa o secretário da Secel Jucélis Freitas. A planta do bumbodromo já foi aprovada pelos dirigentes dos dois grupos folclóricos e aguarda apenas os trâmites burocráticos para que o Deosp inicie a construção.

O governador Ivo Cassol solicitou aos técnicos do Deosp atenção especial quanto a construção do bumbódromo. Por solicitação da coordenação do festival, a Secel está liberando a equipe da Gerencia de Cultura para auxiliar na montagem e coordenação do evento que é considerado o maior da Pérola do Mamoré em se tratando de cultura popular.

Fonte: A/I SECEL - Decom 

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

O secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, é apontado como um dos nomes fortes que podem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas ele

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

O maior projeto de atendimento à saúde já desenvolvido por um parlamentar em Rondônia foi lançado na manhã desta quinta-feira (16) pelo presiden

Nota de Esclarecimento da Alero sobre a Operação Ouro de Areia

Nota de Esclarecimento da Alero sobre a Operação Ouro de Areia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) informa que está acompanhando a operação deflagrada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (17)

Sim” à vida: Cristiane Lopes vota para proteger crianças desde a gestação

Sim” à vida: Cristiane Lopes vota para proteger crianças desde a gestação

Em votação histórica ocorrida nesta semana na Câmara dos Deputados, a parlamentar Cristiane Lopes (União Brasil – RO) votou “sim” a uma emenda que a

Gente de Opinião Domingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)