Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governador visita municípios


O governador Ivo Cassol, acompanhado dos deputados estaduais Euclides Maciel e Luís Cláudio Pereira Alves, esteve em Vale do Paraíso onde assinou o convênio do Programa de Mecanização Agrícola – PROMEC, que vai beneficiar os pequenos agricultores do município com 5 horas-máquina gratuitas para cada um. O Promec existe desde 2003, e já atendeu mais de 32.000 agricultores em todos os municípios, fazendo serviços de destoca, abertura de carreadores, terreiros, açudes e outros que o próprio beneficiado solicita, sem nenhum custo. Aliado ao Programa Semear, ambos da Secretaria da Agricultura, o Promec contribuiu para o aumento da safra do estado em mais de 30% nos últimos três anos, gerando empregos e renda no campo.

Após a solenidade Cassol foi à Vilhena para participar, juntamente com a primeira dama Ivone Cassol e do deputado estadual Luiz Goebbel, do II Encontro Regional de Políticas Públicas para Mulheres, no Parque de Exposições de Vilhena – Aviagro. No local também aconteceu a Primeira Festa Regional do Artesanato, com produtos fabricados por artesãs locais. O evento, que contou com palestras e debates de interesse das mulheres, foi organizado pela extensionista da Emater e vereadora Eliane Back, e na oportunidade tanto o governador quanto a primeira dama falaram às participantes do encontro, cerca de 1.200, sobre as ações do Governo do Estado específicas para as mulheres rondonienses.

Cassol destacou os cursos profissionalizantes que a Fundação de Assistência Social do Estado de Rondônia – FASER, tem desenvolvido em todo estado, cursos estes que permitem à mulher ter uma renda extra para ajudar nas despesas do lar. "Diz o ditado que atrás de um grande homem tem sempre uma mulher. Eu discordo, acho que ao lado de um homem sempre tem uma grande mulher", disse ao agradecer o convite para o encontro. O governador aproveitou para autorizar a FASER a "implantar tantos cursos profissionalizantes quanto forem necessários, uma vez que a mulher muitas vezes é quem sustenta a casa sozinha", finalizou.

Após visitar a Feira de Artesanato, o governador dirigiu-se à Associação dos Funcionários da Gazin, onde falou aos funcionários e inaugurou o campo de futebol da associação cobrando um pênalti com duas bolas ao mesmo tempo e marcando os dois gols.
No domingo o governador Ivo Cassol foi à Rolim de Moura do Guaporé, um pequeno povoado às margens do Rio Guaporé, para participar da festa da padroeira e entregar 5 ambulanchas – lanchas adaptadas para socorro médico, equipadas com macas – para as comunidades ribeirinhas da região, que não tem acesso aos hospitais da região senão por barco.

Nesta segunda-feira o governador esteve nos municípios de Teixeirópolis e Nova União, onde assinou os convênios do Promec, retornando à Porto Velho após o almoço para participar da carreata em favor das usinas do Madeira.


 

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)