Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governador reafirma compromisso com a modernização do Estado


  
Gestores públicos de todo o Estado, como o governador Ivo Cassol, a presidente do TJRO, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, os prefeitos José de Abreu Bianco, Sueli Aragão, o presidente da Associação Rondoniense de Município e prefeito do município de Vale do Paraíso, Luiz Carlos Sorroche, procuradores de estado e de diversos municípios, técnicos de informática e advogados assistiram hoje(25) pela manhã a duas palestras sobre o tema Governo Eletrônico, proferida por especialistas de Santa Catarina e São Paulo.

Ao discursar na primeira parte do encontro, o governador Cassol mostrou seu entusiasmo com a idéia lançada pela desembargadora Zelite, de desenvolvimento de um modelo de Estado Digital. Para os presentes, ficou claro que o estado digital é aquele que permite que o cidadão seja incluído no mundo digital, com acesso fácil à intenet e aos serviços que sejam disponibilizados pelo governo, pelo judiciário ou pelo legislativo.

Na ocasião, a presidente do TJ teceu elogios ao Governador Cassol, por sua sensibilidade no trato com as demandas do Judiciário, e salientou a importância da discussão sobre o que há de mais moderno no mercado de tecnologia. Apontando a relevância de Rondônia torna-se o primeiro Estado Virtual do Brasil.

A presidente explicou que o PROJUDI é hoje o carro-chefe do judiciário rondoniense, mas enfatizou que existem outros projetos em andamento. "A nossa justiça é a mais ágil do país e estamos procurando torná-la a mais econômica, mais eficiente e próxima do ideal de justiça que nos anima a todos os operadores do direito".

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo especialista em soluções digitais para a justiça, Ilson A. Stabile, que participou e liderou o desenvolvimento de diversas soluções de informática para o Governo do Estado de Santa Catarina. Na palestra foram abordados assuntos sobre as vantagens do mundo digital, redução de tempo, de custos, celeridade nas ações e cuidado com o meio ambiente.

O governador, Ivo Cassol, disse ter plena convicção que o Estado terá uma economia expressiva e de imediato refletirá diretamente no cidadão. "Vamos economizar tempo, papel, trabalho humano e além de tudo isso, iremos proporcionar um trabalho ágil".

Já na visão da administração municipal, a prefeita de Cacoal, Sueli Aragão, explicou que veio buscar conhecimento e transmiti-lo na sua administração, através de todos as ferramentas disponíveis dentro da tecnologia apresentada pelos palestrantes.

Após o encerramento das palestras destinadas aos Poderes do Estado e Municípios, reuniram-se representantes do executivo estadual, judiciário e Ministério Público que decidiram formalizar um acordo de cooperação e gestão tecnológica, gerenciada pela secretaria estadual de planejamento, para a formulação de um projeto de aquisição e operação de infraestrutura de comunicação digital que atenda às necessidades dos órgãos do estado e dos municípios. 

Fonte: TJ/RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)