Quinta-feira, 3 de maio de 2012 - 11h34
A posse foi marcada pelo compromisso com o trabalho conjunto e com a reestruturação das bases. “Farei com que minha administração seja motivo de orgulho, aproximação das bases estaduais e judiciais junto à população. Será a minha gratidão ao governador, Confúcio Moura”, disse o delegado-geral empossado, Pedro Mancebo.
O novo diretor prometeu uma gestão “humanizada” e disse que vai levar motivação aos mais de 2.449 servidores que compõem o quadro da Polícia Civil de Rondônia, nas mais de 70 unidades operacionais espalhadas na capital, interior e distritos.
Com relação à reestruturação, o novo diretor da Polícia Civil levou um pedido da Associação de Idosos para que seja construída uma delegacia especial para atender os casos de crimes cometidos a esta parcela da população. “Só construir, entretanto, não basta. É preciso adequar o tratamento a esses cidadãos” afirmou ele.
Outro ponto destacado pelo novo diretor foi a expectativa com relação a inclusão no Plano de Cargos Salários e na PEC da Transposição. “Em 2011, quatro servidores foram promovidos por meio de benefícios da Polícia Civil. Em 2012, esse número foi de apenas um servidor. É muito pouco, mas a culpa não é do Estado e sim da lei em vigor que precisa ser mudada e atender a todos e não burocratizar”.
Mancebo disse que espera fazer um trabalho em conjunto com as bases, para levar a segurança a todos os setores, seguindo a risca o slogan do governo que é da cooperação. “A Sesdec já é nossa parceira, assim com as outras forças, mas o estado também quer cooperar com o poder Judiciário”, frisou.
O secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública (Sesdec) Antônio Reis, que representou o secretário Marcelo Bessa, lembrou que a Polícia Civil é uma força que também busca assegurar os direitos em si do Estado baseado no respeito. “Buscamos melhorar cada vez mais nossas estruturas, mas é obrigatório o empenho de todas as classes de segurança. Somos uma só unidade e juntas defendemos uma só sociedade”.
Reis destacou ainda o sucesso das operações policiais, como a que acontece na região de Ariquemes, o combate a quadrilhas que explodem caixas eletrônicos e a queda da criminalidade em Porto Velho.
O governador Confúcio Moura parabenizou o trabalho do ex-diretor da Polícia Civil, o delegado Claudionor Muniz e reafirmou que seu trabalho teve um papel importante para o Estado. Sua saída não se trata de política e sim um remanejamento da pasta. Moura ainda lembrou do irmão do atual diretor da PC empossado que também cumpriu o cargo no governo de Valdir Raupp como diretor.
Sobre a burocratização, Confúcio lamentou e disse que não é fácil, que o Estado caminha a passos lentos imposta pelo capital legislador brasileiro, enquanto a população se sobressai com suas vontades e coragem. “É preciso seguir os passos da sociedade, a lentidão não pode tomar o espaço do desenvolvimento e nem empatá-lo na sua pujança” declarou o governador.
O evento contou com a presença do governador Confúcio Moura, do deputado Adelino Follador, do superintendente da Polícia Federal de Rondônia (PF), Donizete Aparecido Tamboni; do superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Pedro Roberto Guimarães; do secretário-chefe da Casa Civil Juscelino Amaral e do general da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Ubiratan Poty; além de delegados da capital, do interior e servidores.
Mais informações
Pedro Roberto Gemignani Mancebo é natural de São Paulo e há 23 anos cumpre o cargo como delegado da Polícia Civil. Iniciou sua carreira profissional com delegado-adjunto da PC no 2º distrito de Ji-paraná. Em Porto Velho, trabalhou na Delegacia Especializada em Armas e Munições (Decame), além do Instituto de Identificação e foi diretor-executivo da Polícia Civil.
Fonte: Decom
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) protocolou ofício junto ao gabinete do governador Marcos Rocha, propondo a criação de um Grupo de Trabalho
A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma audiência pública no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho, para tratar da regulari
Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da
Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil
Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d