Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governador destaca importância do biodiesel, do etanol e das usinas


Ao participar do 5º Fórum da Soja e do 1º Simpósio Perspectivas do Etanol para Rondônia, promovido no parque de exposições da Aviagro, em Vilhena, no último domingo, o governador Ivo Cassol voltou a defender a construção das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira e destacou o grande potencial que o Estado possui para a produção de biocombustível e de etanol.

"Estive recentemente no Sul do País, participando de importantes eventos do setor do agronegócio e a aposta de todos os empresários é na produção de álcool. Em Rondônia, temos terra e condições climáticas para a produção de cana-de-açúcar e precisamos investir nesse setor. Para isso, o Governo oferece incentivos fiscais aos empresários que queiram instalar indústrias ligadas ao setor do etanol e biodiesel", destacou.

Cassol foi uma das autoridades que assinou a ata de implantação da Comissão de Bioenergia, Energia Limpa e Renovável do Estado de Rondônia (COMBIO-RO), que vai buscar fortalecer o setor de produção de etanol e bioenergia no Estado.

"O Brasil e o mundo necessitam de etanol e temos aqui outras perspectivas com o biodiesel produzidos a partir de oleaginosas como o bacuri, produzindo energia mais barata e principalmente com menos agressão ao meio ambiente do que os combustíveis fósseis", observou Ivo Cassol.

Novos tempos na Assembléia – No mesmo evento, aproveitando a presença dos deputados estaduais Neodi Carlos, presidente da Assembléia, Euclides Maciel, Ezequiel Neiva e Luizinho Goebel, o governador fez questão de apoiar de público as ações moralizadoras que estão sendo conduzidas pela mesa diretora e os demais deputados.

"Antes, projetos de interesse da população ficavam até seis meses ou mais parados, agora, com o Promec, por exemplo, a sua execução foi autorizada em menos de uma semana, o que demonstra o compromisso daquela Casa em apoiar o Estado nas ações de interesse da comunidade", completou o governador.


 


Gente de OpiniãoTerça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Gente de Opinião Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)