Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governador destaca importância do biodiesel, do etanol e das usinas


Ao participar do 5º Fórum da Soja e do 1º Simpósio Perspectivas do Etanol para Rondônia, promovido no parque de exposições da Aviagro, em Vilhena, no último domingo, o governador Ivo Cassol voltou a defender a construção das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira e destacou o grande potencial que o Estado possui para a produção de biocombustível e de etanol.

"Estive recentemente no Sul do País, participando de importantes eventos do setor do agronegócio e a aposta de todos os empresários é na produção de álcool. Em Rondônia, temos terra e condições climáticas para a produção de cana-de-açúcar e precisamos investir nesse setor. Para isso, o Governo oferece incentivos fiscais aos empresários que queiram instalar indústrias ligadas ao setor do etanol e biodiesel", destacou.

Cassol foi uma das autoridades que assinou a ata de implantação da Comissão de Bioenergia, Energia Limpa e Renovável do Estado de Rondônia (COMBIO-RO), que vai buscar fortalecer o setor de produção de etanol e bioenergia no Estado.

"O Brasil e o mundo necessitam de etanol e temos aqui outras perspectivas com o biodiesel produzidos a partir de oleaginosas como o bacuri, produzindo energia mais barata e principalmente com menos agressão ao meio ambiente do que os combustíveis fósseis", observou Ivo Cassol.

Novos tempos na Assembléia – No mesmo evento, aproveitando a presença dos deputados estaduais Neodi Carlos, presidente da Assembléia, Euclides Maciel, Ezequiel Neiva e Luizinho Goebel, o governador fez questão de apoiar de público as ações moralizadoras que estão sendo conduzidas pela mesa diretora e os demais deputados.

"Antes, projetos de interesse da população ficavam até seis meses ou mais parados, agora, com o Promec, por exemplo, a sua execução foi autorizada em menos de uma semana, o que demonstra o compromisso daquela Casa em apoiar o Estado nas ações de interesse da comunidade", completou o governador.


 


Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)