Terça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Govenadores buscam acordo de pacto federativo


Os royalties do petróleo foi um dos temas que mais ganhou destaque na reunião. Os governadores presentes disseram que a atual política de divisão federativa do pré-sal prejudica e muito os estados não produtores. Confúcio Moura enfatizou que o Petróleo é uma riqueza nacional e que pertence ao povo brasileiro.

A maioria dos governadores fez uma exposição da situação das finanças estaduais e dos encargos assumidos pelos governos. Segundo André Puccinelli, governador do Estado de Mato Grosso do Sul, o comércio eletrônico está impactando num prejuízo aos estados e por isso espera que seja resolvido num curto prazo.

Além disso, foi discutido a normatização do comércio eletrônico e o ressarcimento da Lei Kandir. Nessa questão, a perda do Estado de Rondônia é grande sobre os produtos exportados.

Política de unanimidade do Confaz

Ficou decidido que o governador de Rondônia será o responsável para apresentar uma proposta de convencimento entre os governadores, para derrubar o critério de unanimidade nas decisões no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Confúcio Moura disse que irá rodar todos os estados brasileiros no intuito de buscar um entendimento para derrubar o atual critério de unanimidade nas decisões no Conselho dos Secretários de Fazenda.

A flexibilização do quórum de aprovação dos benefícios fiscais pelo Confaz precisa ser mudada, destacou o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, ressaltando que nem uma Emenda Constitucional precisa de unanimidade para ser alterada. “Por que o Confaz precisa da concordância de todos os estados da federação?”, indagou.

Reunião com Sarney e Marco Maia

Após a reunião na residência de Roseana Sarney, todos os governadores se dirigiram para o Senado Federal, onde se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia e com o presidente do Congresso, José Sarney. Os governadores expuseram a situação das finanças estaduais pelos enormes encargos assumidos e pediram o apoio dos dois líderes.

Marco Maia disse que colocará em votação na Casa, os royalties do petróleo na primeira janela de votação, tão logo a pauta seja destrancada pelas Medidas Provisórias (MPs). A matéria que já foi votada Senado, também ganhou apoio do senador José Sarney.

PEC- 300

Quanto a PEC 300, há um entendimento entre os governadores. Segundo eles, é ponto pacífico que a matéria seja decidida nos estados porque é de competência dos entes federados e não pode ser colocado na Constituição. Ficou definido entre os governadores um entendimento formulado nesse sentido. Caso seja aprovada, é necessário que o governo federal crie um fundo nacional de distribuição para aqueles estados que não têm condições de fazer cobertura salarial.

A PEC 300 é uma Proposta de Emenda à Constituição que pretendia na sua proposta original igualar os salários dos policiais militares, civis e bombeiros militares estaduais de todo o Brasil aos salários dos militares do Distrito Federal. Ao longo de sua tramitação, a PEC 300 foi sofrendo alterações, e hoje a proposta atual prevê a criação de um piso salarial, cujo valor será definido por uma lei federal.


Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes e IFRO lançam Projeto Terra Fértil para impulsionar a agricultura em Rondônia

Cristiane Lopes e IFRO lançam Projeto Terra Fértil para impulsionar a agricultura em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de lançamento do Projeto Terra Fértil, realizada no Centro de Convençõe

Deputado Alex Redano propõe institucionalização da Patrulha Rural como política pública em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe institucionalização da Patrulha Rural como política pública em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou Indicação ao Poder Executivo, extensiva à Secret

Assembleia Legislativa aprova crédito de mais de R$ 1,2 milhão para fortalecer o setor cultural

Assembleia Legislativa aprova crédito de mais de R$ 1,2 milhão para fortalecer o setor cultural

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão ordinária na terça-feira (23), o Projeto de Lei 1091/2025, de autoria do Poder Execu

Michelle Bolsonaro em Ji-Paraná para o encontro Juntas Transformamos o Brasil

Michelle Bolsonaro em Ji-Paraná para o encontro Juntas Transformamos o Brasil

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve em Ji-Paraná neste sábado (27) participou do encontro Juntas Transformamos o Brasil, promovido pelo Par

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)