Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Gov vai consolidar informações para encaminhamento a BSB


 
Gente de Opinião

O objetivo da reunião será a consolidação de todos os dados para encaminhamento ao Ministério da Integração Nacional. Entre os órgãos federais foram atingidos o TRE, que cuida dos serviços eleitorais; a Justiça e a Receita Federal, todos com sedes localizadas na região da Baixa da União,  que está  submersa nas águas do Rio Madeira.  Por parte do Estado estarão no encontro as Secretarias de Assuntos Estratégicos, Educação, Ação Social, a Caerd, responsável pelo tratamento e abastecimento de água; o  Departamento de Estrada e Rodagem, entre outros.

No Plano de Detalhamento de Resposta,  já encaminhado ao governo federal, juntos os órgãos chegaram a um montante de 16 milhões de reais de recursos que seriam gastos ao longo de 90 dias com as tragédias causadas pela enchente. O Ministério da Integração não definiu se o Estado terá direito ao valor integral, mas já encaminhou cerca de 500 mil reais. Em contrapartida foram gastos cerca de  um milhão e meio de reais, na aquisição de cestas básicas, gás de cozinha, água potável, medicamentos, cobertas, colchões  e outros utensílios de primeira necessidade para atender as mais de duas mil  famílias  desabrigadas da área urbana  e ribeirinhas.

Os recursos federais são destinados ao socorro, assistência e restabelecimento. No caso deste último item entram por exemplo as necessidades da Caerd, que teve quatro adutoras destruídas pelas águas e precisou fazer um desvio para manter o abastecimento de água na capital e o porto, que teve que providenciar um novo local para as embarcações atracarem. Ou mesmo a abertura de estrada em caráter emergencial para atender populações isoladas, como é o caso de Guajará Mirim.

Todos os dados serão pontuados pelos órgãos envolvidos e consolidados pela Defesa Civil, para encaminhamento ao Ministério da Integração e estão sendo coordenados pela secretaria de Assuntos Estratégicos.

Texto: Alice Thomaz
Decom – Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)