Quinta-feira, 6 de março de 2014 - 18h15

O objetivo da reunião será a consolidação de todos os dados para encaminhamento ao Ministério da Integração Nacional. Entre os órgãos federais foram atingidos o TRE, que cuida dos serviços eleitorais; a Justiça e a Receita Federal, todos com sedes localizadas na região da Baixa da União, que está submersa nas águas do Rio Madeira. Por parte do Estado estarão no encontro as Secretarias de Assuntos Estratégicos, Educação, Ação Social, a Caerd, responsável pelo tratamento e abastecimento de água; o Departamento de Estrada e Rodagem, entre outros.
No Plano de Detalhamento de Resposta, já encaminhado ao governo federal, juntos os órgãos chegaram a um montante de 16 milhões de reais de recursos que seriam gastos ao longo de 90 dias com as tragédias causadas pela enchente. O Ministério da Integração não definiu se o Estado terá direito ao valor integral, mas já encaminhou cerca de 500 mil reais. Em contrapartida foram gastos cerca de um milhão e meio de reais, na aquisição de cestas básicas, gás de cozinha, água potável, medicamentos, cobertas, colchões e outros utensílios de primeira necessidade para atender as mais de duas mil famílias desabrigadas da área urbana e ribeirinhas.
Os recursos federais são destinados ao socorro, assistência e restabelecimento. No caso deste último item entram por exemplo as necessidades da Caerd, que teve quatro adutoras destruídas pelas águas e precisou fazer um desvio para manter o abastecimento de água na capital e o porto, que teve que providenciar um novo local para as embarcações atracarem. Ou mesmo a abertura de estrada em caráter emergencial para atender populações isoladas, como é o caso de Guajará Mirim.
Todos os dados serão pontuados pelos órgãos envolvidos e consolidados pela Defesa Civil, para encaminhamento ao Ministério da Integração e estão sendo coordenados pela secretaria de Assuntos Estratégicos.
Texto: Alice Thomaz
Decom – Governo de Rondônia
Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A agricultura familiar de Jaru (RO) ganhou um importante reforço com a entrega de implementos agrícolas viabilizados com o apoio da deputada federal

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, recebeu o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, durante soleni

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal
Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, representantes da equipe jurídica da Organização das Co
Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)