Quinta-feira, 6 de março de 2014 - 18h15

O objetivo da reunião será a consolidação de todos os dados para encaminhamento ao Ministério da Integração Nacional. Entre os órgãos federais foram atingidos o TRE, que cuida dos serviços eleitorais; a Justiça e a Receita Federal, todos com sedes localizadas na região da Baixa da União, que está submersa nas águas do Rio Madeira. Por parte do Estado estarão no encontro as Secretarias de Assuntos Estratégicos, Educação, Ação Social, a Caerd, responsável pelo tratamento e abastecimento de água; o Departamento de Estrada e Rodagem, entre outros.
No Plano de Detalhamento de Resposta, já encaminhado ao governo federal, juntos os órgãos chegaram a um montante de 16 milhões de reais de recursos que seriam gastos ao longo de 90 dias com as tragédias causadas pela enchente. O Ministério da Integração não definiu se o Estado terá direito ao valor integral, mas já encaminhou cerca de 500 mil reais. Em contrapartida foram gastos cerca de um milhão e meio de reais, na aquisição de cestas básicas, gás de cozinha, água potável, medicamentos, cobertas, colchões e outros utensílios de primeira necessidade para atender as mais de duas mil famílias desabrigadas da área urbana e ribeirinhas.
Os recursos federais são destinados ao socorro, assistência e restabelecimento. No caso deste último item entram por exemplo as necessidades da Caerd, que teve quatro adutoras destruídas pelas águas e precisou fazer um desvio para manter o abastecimento de água na capital e o porto, que teve que providenciar um novo local para as embarcações atracarem. Ou mesmo a abertura de estrada em caráter emergencial para atender populações isoladas, como é o caso de Guajará Mirim.
Todos os dados serão pontuados pelos órgãos envolvidos e consolidados pela Defesa Civil, para encaminhamento ao Ministério da Integração e estão sendo coordenados pela secretaria de Assuntos Estratégicos.
Texto: Alice Thomaz
Decom – Governo de Rondônia
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)