
A opinião é do ouvidor geral, Vicente Moura, e foi dada na última terça-feira (12), na reunião do Comitê Editorial do Departamento de Comunicação do Governo de Rondônia. Na reunião, coordenada pelo diretor-geral, jornalista Osmar Silva, o ouvidor disse que, com essas dimensões, torna-se difícil os sinais de comunicação alcançar todos os rincões, pois, chega com grande dificuldade aos lares de ribeirinhos e de agricultores distantes, dificultando a recepção e acesso às informações.
Para facilitar o acesso dos cidadãos ao que se passa em todo o Estado de Rondônia, o governo da Cooperação buscou maior reforço em suas ações e fortaleceu o setor de comunicação institucional que, com uma nova dinâmica, passa a atuar integrado aos demais órgãos da administração direta e indireta, tanto na capital, quanto nas secretarias regionais instaladas em dez municípios.
Vicente Moura disse ainda que, com a nova equipe, será possível uma interlocução saudável, não só com os meios de comunicação do Estado, como também facilitará a comunicação com o os mais de 60 mil servidores públicos do governo. Segundo ele, o Decom reuniu profissionais experientes e qualificados para fazer chegar à sociedade as notícias sobre o que de melhor acontece em Rondônia.
O ouvidor incentivou a equipe, pois “este Estado é o mais pujante do país. Somente pessoas como vocês para falar exatamente o que acontece aqui”. Os comunicadores do Decom, segundo o ouvidor, estão à altura do empenho de um o governo que respeita a liberdade de expressão e de pensamento e que quer, por outro lado, que a população seja bem informada sobre as ações de governo. Ainda na reunião semanal, o Ouvidor Geral parabenizou ao jornalista Osmar Silva pela habilidade e sabedoria em reunir uma equipe que acredita no crescimento e desenvolvimento do Estado.
Moura lembrou também que o governador entende que se não há divulgação, não adianta construir uma boa escola ou um bom hospital e, mesmo quando construídos, as pessoas continuarem a percorrer quilômetros em busca desses serviços, de esquina em esquina, ou limitada aos moradores do entorno das obras.
A meta dos novos diretores do Decom, Osmar Silva e Edna Okabayashi é a de levar as informações das ações do governo para mais perto da população. O departamento conta agora com uma estrutura mais funcional que, coordenada por uma editoria geral, se relaciona com as demais editorias na capital e interior do Estado, que produz informações e distribui para os variados veículos, impressos e eletrônicos.
Integram a equipe, Waldir Costa (editor-geral), Antônio Queiroz (gerente de Comunicação da Secretaria de Educação – Seduc), Zacarias Lima (gerente de Comunicação da Secretaria de Saúde – Sesau) e Geovani Berno (secretário de Redação).
Os jornalistas Abdoral Cardoso, Mirian Franco e Cristiane Cruz, que já faziam parte da equipe, foram designados, respectivamente para a editoria Regional, Impresso e Redes Sociais. Valdir Alves é editor de reportagens e Marco Aurélio cuida da comunicação Interna.
Fonte: ecom

Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)