Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Gov discute medidas de seg para acesso ao novo palácio


Para melhor gerenciar o acesso do Palácio Rio Madeira, sede administrativa do governo do Estado, que está com 80% dos espaços ocupados, o superintendente de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugespe), Waldo Alves, promoveu na manhã desta segunda-feira (12) reunião com o  governador Confúcio Moura e os gestores de vários órgãos estaduais, destacando a necessidade da cooperação de todos para o pleno funcionamento do Complexo instalado na avenida Farqhuar, na antiga Esplanada das Secretarias, em Porto Velho. O governador destacou, que como se trata de uma cidade administrativa é necessário que sejam estabelecidas regras para todos, a exemplo do que ocorre nos condomínios residenciais.

Conforme Waldo Alves, já estão ocupados os quatro prédios denominados Rios Guaporé ( Reto 1), Cautário (Reto 2), Jamari (Curvo 3) e Machado (Curvo 4), um deles cedido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), que teve a sede invadida pelas águas do rio Madeira. Resta apenas o prédio central, Palácio Pacaás Novos, que abrigará a sede do governo, Casas Civil e Militar, Departamento de Comunicação, gabinetes da primeira dama, do vice-governador, cerimonial, Cotel, entre outros. Do total de seis mil servidores previstos para trabalhar na nova estrutura, pelo menos quatro mil já se mudaram, mas o fluxo diário é estimado em sete mil pessoas, número que deverá ser elevado para 12 mil após a ocupação completa.

Ainda segundo Waldo Alves, uma cartilha será distribuída entre os servidores com todas as orientações visando, sobretudo, a questão da segurança, que inclui catracas com acesso via cartão magnético e biometria (leitura das digitais) e Câmeras. O mesmo controle de segurança será adotado também com os visitantes. “Vale ressaltar que as regras são para todos, podendo haver pequenas adequações, desde que não prejudiquem o todo”, alertou, citando como exemplos uma secretaria que ao se mudar perfurou a encanação de uma caixa com capacidade para 80 mil litros de água, enquanto outro órgão comprometeu toda estrutura ao mexer na instalação elétrica.

De acordo com a engenheira do DER, Josiane Faustino, que compõe a comissão responsável pela normatização do acesso, como o novo palácio terá horário de abertura e fechamento, a permanência de servidores só será permitida com justificativa do chefe imediato.

Com relação aos estacionamentos, ela informou que o de nominado Pirarucu é exclusivo para servidores; o Jatuarana para servidor e autoridades; e o Tambaqui apenas para visitantes. “Não será permitido se guardar veículos no local, mas apenas durante o expediente”, frisou.

Na cartilha haverá ainda orientação sobre alimentação, que deverá ser feita nas copas com vistas a evitar a proliferação de insetos ou roedores.

O Complexo Rio Madeira segue o modelo do centro administrativo do governo de Minas Gerais, que abriga 16 mil servidores.

Entre os secretários que participaram da reunião, estavam o da Saúde, Wiliammes Pimentel; de Finanças, Gilvan Ramos e o adjunto Wagner de Souza; de Planejamento, George Braga; o chefe da Casa Civil, Marco Antonio de Faria; e o adjunto da Procurador-Geral do Estado, Leri Antônio de Souza Silva.
 


Fonte
Texto: Veronilda Lima
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)