Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Gov. de RO. paga servidores e injeta R$ 250 milhões na economia local


O Governo de Rondônia antecipou para esta quinta-feira (24) o pagamento da folha de salário dos servidores públicos estaduais, que vai injetar R$ 250 milhões na economia local, facilitando a vida do funcionalismo em seus compromissos e movimentando o comércio, que agradece o aquecimento nas vendas.

O secretário de Finanças, Franco Ono, anunciou a antecipação do pagamento da folha dos servidores para esta quita-feira (24)

De acordo com o secretário de Finanças (Sefin), Franco Ono, a decisão de antecipar o pagamento da folha é resultado de um esforço conjunto do Governo com os bancos, em vista do feriado em Porto Velho, e atende a uma decisão direta do governador Daniel Pereira. Ele explica que tudo só está sendo possível graças ao esforço da Administração em adotar um modelo de gestão austero e enxuto, que trabalha nos limites de um modelo de governança pública de resultado, que privilegia o interesse público.

O secretário citou os reflexos da crise econômica do País sobre os estados e sua política fiscal, revelando grandes dificuldades desses entes para honrar seus compromissos, a exemplo do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, etc, que a estão parcelando as folhas de pagamento atrasadas de seus servidores.

Além disso, segundo ele, muitos desses estados deixaram de pagar fornecedores e prestadores de serviços, aumentando ainda mais a pressão sobre a economia e o desgastes dos gestores, que perdem a credibilidade e ganham a desconfiança geral.

Neste ponto, segundo Ono, Rondônia se destaca por manter sua receita em trajetória de crescimento, mesmo em patamar pequeno (1,5%), sem considerar a estimativa de índice da Lei Orçamentária Anual (LOA), mas longe da estagnação. E assim, com investimentos em tecnologia e na melhoria do sistema e arrecadação, aumentando a receita e diminuindo as despesas, o Estado vem conseguindo honrar todos os seus compromissos e ainda manter e fazer novos investimentos, num cenário sem similar no contesto econômico do País.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)