Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Gov da Cooperação apoia cruzada pela acessibilidade


O secretário-Chefe da Casa Civil, Marco Antônio de Faria, recebeu na manhã desta quarta-feira (22) em seu gabinete a visita do ciclista José Aldo de Oliveira Souza, que apresentou seu novo projeto, a Cruzada pela Acessibilidade, em que busca conscientizar a população e as autoridades acerca da problemática vivenciada principalmente por cadeirantes.

De acordo com o secretário “este projeto é algo admirável e vamos tentar junto à Capitania dos Portos conseguir levá-lo mais adiante em seu objetivo”. Foi solicitado pelo aventureiro, transporte fluvial para Manaus, para ele, sua equipe e mais o carro de apoio. Pedido que foi prontamente atendido pelo Chefe da Casa Civil.

Zé do Pedal, como é mais conhecido o mineiro de 57 anos, natural de Viçosa, passa pelo Estado a caminho de Uiramutã em Roraima, de onde no próximo dia 03 inicia seu projeto denominado Extremas Fronteiras, Extremas Barreiras, em que percorrerá 10.700 quilômetros até Chuí, no Rio Grande do Sul, empurrando uma cadeira de rodas.

Durante o percurso serão visitados 322 municípiosonde serão agendadas reuniões com prefeitos e presidentes das Câmaras Legislativas para a entrega de um projeto de lei sugerindo a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ainda a implantação de palestras educativas sobre o tema, nas escolas.

Conhecido no meio ciclístico nacional, principalmente pela intrepidez em unir causas sociais com grandes desafios, Zé do Pedal já visitou 73 países e percorreu 145 mil quilômetros pedalando desde 1981, ano em que iniciou sua jornada de aventuras. Nestes mais de 30 anos de atividades já lançou um filme intitulado Zé do Pedal: Acima da Terra e Abaixo do Céu, que foi premiado no 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco, em Minas Gerais, e ainda para este semestre está previsto o lançamento do livro Pedais da Esperança que narra as aventuras do atleta.

Dentre as muitas emoções vivenciadas, Zé do Pedal relata que um dos momentos mais críticos de suas andanças foi em 2005 quando retornava de New York para o Brasil e chegando no México foi atingido pelo furacão Rita, tendo seu barco destruído.

Acerca de cinco anos atrás o aventureiro estava na cidade de Leon, na Espanha, fotografando uma catedral “Escutei uma voz que falava, eu não posso. Era uma criança em uma cadeira de rodas que não conseguia subir a calçada que tinha em torno de cinco centímetros. A partir dali comecei a avaliar a situação no meu país e decidi que este seria meu próximo projeto”.

A proposta inclui não apenas o cadeirante, mas também pessoas que usam muletas, idosos, acidentados e mães com carrinhos de bebês. ”Todos nós em algum momento de nossas vidas precisaremos desta acessibilidade”, afirma Zé do Pedal.

Os interessados em conhecer um pouco mais o trabalho de Zé do Pedal podem acessar o link:
http://www.cazafilmes.com.br/index.php?option=com_jusertube&view=lightbox&vuser=user12881235&auto=1&eh=385&ew=640&st=yes&rid=50851891&ttv=1&height=500&width=680&srztb_iframe=true

Fonte: Romeu Noé / Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

A população de Alto Paraíso (RO) viveu um momento de grande conquista com a entrega de uma sala moderna e totalmente equipada para cursos de informá

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes marcou presença na primeira edição da Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec), realiz

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)