Sexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Gon solicita ao MS liberação do serviço de hemodiálise


Gente de Opinião

Governador solicita recursos em reunião no Ministério da Saúde

Liberar recursos para a saúde de Rondônia, aquisição de equipamentos e o credenciamento do Pronto-Socorro de Cacoal foram os assuntos da reunião dessa sexta-feira (6), no Ministério da Saúde solicitada pelo governador de Rondônia, Confúcio Moura, junto à secretária Executiva do ministério, Ana Paula Menezes.

Acompanhado de parlamentares da bancada federal e do secretário de Saúde, Williames Pimentel, o governador solicitou urgência na liberação dos serviços de hemodiálise do Centro de Hemodiálise de Ariquemes e o serviço de nefrologia. Quanto as UTIs, lembrou que já funcionam, mas ainda não foram portariadas e por isso o Estado não recebe os recursos pelo seu uso.

O governador ainda solicitou recursos para a aquisição de equipamentos e a conclusão da obra do hospital de Guajará-Mirim. A expectativa é que seja concluído entre os meses de julho a agosto.

Foi solicitado o credenciamento e a inclusão do Pronto-Socorro de Cacoal no rol dos prontos-socorros do Brasil, interligado ao hospital regional e que servirá entre 12 a 14 municípios do centro do Estado.

O senador Valdir Raupp lembrou que o hospital de Cacoal precisa de maior aporte de investimentos do ministério pois o Estado assumiu definitivamente este pronto-socorro.

A secretária do ministério verificou os indicadores da saúde em Rondônia e demonstrou interesse pelos resultados das ações do Estado. Ela destacou que foi em 2010 ao hospital e encontrou um quadro caótico e conforme as ações exitosas implementadas, solicitou à assessoria do ministério que na próxima publicação do ministério venha a constar as melhorias na saúde de Rondônia, no capítulo O SUS que deu certo.

Ana Paula destacou o contingenciamento dos investimentos para 2015, mas apresentou uma proposta para que o governador solicite uma emenda parlamentar para a aquisição destas demandas apresentadas hoje.

O senador Valdir Raupp afirmou que no volume de recursos solicitados, os parlamentares apoiarão o Estado. Ele mesmo havia indicado suas emendas para a saúde, porém todas em Porto Velho. “A secretária Ana solicitou que incluíssemos emendas individuais, principalmente agora que o orçamento é impositivo. O governador certamente receberá o apoio de parlamentares”, explicou.

A secretária-executiva do Ministério elogiou o trabalho no Estado e se colocou à disposição para encontrar formas de que os recursos necessários sejam rapidamente liberados, mas reafirmou a que o modo mais rápido é em conjunto com as emendas parlamentares.

Também participaram a deputada federal Marinha Raupp e a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.
 


Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e destaca avanços concretos para moradores do Soldado da Borracha

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e destaca avanços concretos para moradores do Soldado da Borracha

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) participou nesta quarta-feira (25) de uma importante reunião no Palácio do Governo, no gabinete do go

Luís do Hospital garante avanço nas negociações do PCCR da saúde em Rondônia

Luís do Hospital garante avanço nas negociações do PCCR da saúde em Rondônia

O deputado estadual Luís do Hospital (MDB), presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS) da Assembleia Legislativa de R

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)