Porto Velho (RO) domingo, 13 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

GillettePRESS: SuperSimples é Supercomplicado


 

 

 

 

 

Vamos nessa?

O Movimento "ser contra a CPMF" instalou quatro computadores em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), região central da capital, nos quais os pedestres podem aderir a um abaixo assinado que será entregue ao Congresso Nacional, uma semana antes da votação da Lei para sua prorrogação. O movimento foi lançado em junho e conta com a participação de 24 entidades, incluindo sindicatos.

Até agora, foram colhidas 400 mil assinaturas e a expectativa dos organizadores é de que o número chegue a 1 milhão. A Fiesp sediou uma reunião entre empresas e entidades que apóiam o fim do tributo. Foi lançada a Frente Estadual dos Vereadores Contra a CPMF. Centenas de parlamentares compareceram ao encontro de ontem.

O site www.contracpmf.com.br também recolhe assinaturas para quem quiser votar contra a prorrogação.


- Enquanto isso... nossos parlamentares ficam se preocupando em impedir empresas (shoppings) que vão gerar emprego e rendas...

 

Nada sabe

"O governo não tinha a dimensão exata da crise aérea brasileira!" A inusitada confissão partiu de ninguém menos que Luiz Inácio da Silva, presidente da República Federativa do Brasil, na reunião de quinta-feira do Conselho Político do governo, em Brasília. O desabafo, com tintura de autocrítica, pode ter sido apenas uma manobra retórica dispersiva - como os inúmeros pedidos de desculpa aos quais têm recorrido, ultimamente, autoridades e personalidades públicas, com o propósito de tentar corrigir delitos e atitudes desastradas - mas expressa a mais pura realidade.

- O governo da Silva, a rigor, não tem a dimensão exata de nada do que acontece no Brasil.

 

SuperComplicado

Mais do que a casa própria, o sonho de muitos brasileiros é abrir uma empresa, ser dono de seu próprio nariz, ser dono de seu próprio negócio. Mas, a realidade vira pesadelo para quem sonha com isso. Dados do Sebrae desanimam o mais otimista dos otimistas: 49,4% das empresas fecham as portas antes de dois anos, 56,6% em menos de três anos, e 53,9% em menos de quatro anos.

E quais seriam as causas de tanta falência? Aquela ladainha de sempre: carga tributária exagerada, juros obscenos, e outros males. A burocracia parece sem fim. O governo, ao invés de fomentar, parece fazer de tudo para massacrar quem deseja construir a economia do Brasil.


E os pequenos e micros empresários? Eles representam mais de 99% da economia brasileira. Agora, o governo acena com o SuperSimples, sistema que tem a finalidade de ajudar esses fortes, os pequenos e micros empreendedores deste Brasil brasileiro. A Receita Federal prorrogou para 15 de agosto o prazo para aderir ao SuperSimples. Mas boa parte dos empresários sequer sabe o que significa SuperSimples.

-Tem quem diga que SuperSimples é Supercomplicado. Ou Supercaos.

 

Pesquisa? Ora, bolas...

 

O presidente Luiz Inácio da Silva disse ao chegar à Cidade do México, domingo, que "não está preocupado com a pesquisa", e que o povo tem percebido "as conquistas da sociedade".

- É... quem precisa se preocupar é a sua equipe - porque lhe falta tempo - e o chefe precisa viajar.

 

Gatinha neles!

Os policiais na Tailândia que violarem o regulamento serão obrigados a usar uma faixa cor-de-rosa no braço com a imagem da gatinha "Hello Kitty", uma popular personagem japonesa, como punição. A faixa que mostra a gatinha sobre dois corações estampados deverá ser colocada sobre o uniforme cáqui de policiais que faltam ao trabalho, estacionam seus veículos em áreas proibidas, se envolvem em briga, ou que prestam um mau serviço à população, por exemplo, de acordo com o jornal Bangkok Post

- Já pensou se tal pena fosse aplicada por aqui?

 

Na sombra

Boletim de análise de mídia feito pela Secretaria de Comunicação do Senado diz que em julho, com a tragédia em Congonhas, a Casa perdeu para o Executivo o posto de "instituição principal da notícia", que ocupou em junho graças à dupla Renan e Roriz. Em números: 37,1% do espaço para o governo; 34,6% para o Senado. No que depender do governo, já refeito do primeiro impacto do acidente da TAM, o refresco do presidente do Senado está prestes a acabar.

- O foco se volta agora para o Renan.

 

Urna eletrônica

Um projeto de lei do barulho está no forno da CCJ da Câmara. Ele retira da Justiça Eleitoral a administração das urnas eletrônicas, transferindo-a para uma "Comissão de Automação Eleitoral do Congresso". A idéia de deixar o processo de votação aos cuidados dos próprios políticos surgiu em subcomissão da CCJ integrada, entre outros, por Paulo Maluf (PP-SP) e Geraldo Magela (PT-DF).

- ?

 

Pastel de vento

A nova tentativa de votação da reforma política, com que a Câmara reabre os trabalhos, deve ser o enésimo tiro na água, apostam líderes e vice-líderes do governo.

- Já viu votar alguma coisa sem combinar antes? Não teve nem reunião para discutir isso.

 

Cota-salário

O novo corregedor da Justiça Federal em SP, André Nabarrete, determinou que os magistrados produzam no mínimo 30 sentenças por mês em ações cíveis. A Ajufe, que reúne a categoria, recorreu ao Conselho da Justiça Federal. Alega que a medida invade a independência dos juízes. Nabarrete assumiu o cargo por ordem do STF, que afastou o antecessor, Peixoto Júnior, eleito indevidamente. Como pertence a grupo minoritário na disputa de poder no tribunal, sua decisão corre o risco de ser derrubada pelo Conselho da Justiça Federal.

- Quanta malícia!: cada sentença custará perto de mil reais - levando-se em conta quantum percebe cada magistrado. Ótimo...

 

Renan na Anac

Da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) sobre o nebuloso assalto no qual foram levados documentos do frigorífico Mafrial, citado pelo presidente do senado (Renan) como intermediário da venda de gado de suas fazendas: "É mesada voadora, boi voador e, agora, documento voador. Com tanta experiência no assunto, Renan bem poderia ajudar o governo a resolver a crise aérea".

 

Para refletir:

"Acho que isso acontece com todos nós... olhando para meu passaporte, oscilo entre o orgulho, e a vergonha de ser brasileiro." - Fernando Henrique Cardoso

 

gillettePRESS - roquevha@hotmail.com

Mais Sobre Política

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Na manhã desta terça-feira (8), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adailton Fu

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (3), a CPI criada pela Assembleia Legislativa de Rondônia para investigar abusos praticados pela Empres

Presidente Laerte Gomes sugere a doação de veículos do Governo para entidades filantrópicas

Presidente Laerte Gomes sugere a doação de veículos do Governo para entidades filantrópicas

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) indicou ao Governo do Estado, a agilização de medidas administrativas e operacionais par

Mariana Carvalho apresentará relatório sobre saúde em Assembleia Mundial

Mariana Carvalho apresentará relatório sobre saúde em Assembleia Mundial

Pela primeira vez uma deputada brasileira é escolhida para relatar a resolução da União Interparlamentar (UIP), um organismo que reúne parlamentares d