Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GillettePRESS: PMDB de Lula


Dia da Liberdade  

Como descrever esse sentimento de sobriedade mental e espiritual (nem sempre físico), talvez, ninguém saiba; por si só, é uma expressão que engrandece sozinha, e, que, nos permite nos engrandecer, sozinhos ou bem-acompanhados.

 

Dia de Mobilização

Contra a Dengue

Mesmo com todos os esforços, ainda, não conseguimos controlar esse mal que há de ser erradicado. Façamos nossa parte e mandemos o mosquito da dengue para jardim da saudade (sem ofender os empresários do setor).

 

Dia Mundial

Contra o Terrorismo

Sem utilizar posturas racistas ou de demagogias para com os mais fortes, o terrorismo há de ser banido - por bem, apenas, pois o mal se multiplica como um coelho, e, se prolifera como uma chaga maldita, causando cicatrizes pelos quatro cantos do mundo.

 

PMDB de Lula

O presidente Luiz Inácio da Silva disse, em entrevista, que “o PMDB, por direito, deve indicar um eventual sucessor de Renan Calheiros, na hipótese de o senador renunciar, definitivamente, à presidência do Senado. Ele evitou comentar sobre os nomes em disputa pelo cargo. "Não sei quantos candidatos têm, nem quantos candidatos vão sair. Só acho que, por direito, o candidato tem que ser do PMDB", afirmou da Silva.

- Ué! Eu não sabia que o presidente brasileiro é do PMDB; nem sabia que o Poder Executivo tem poder de ingerência no Poder Legislativo (no caso, o Senado).

 

Doação ?

Os escândalos na política brasileira são tantos que já parecem à opinião pública da essência daquela atividade. Há, ainda, na consciência dos cidadãos, a impressão de que o mau comportamento dos políticos contraria a ética e prejudica o desenvolvimento do Estado e da sociedade. Mas, essa impressão esmaece, e, vai caindo no esquecimento. Recentemente, e de forma perigosa, até mesmo, para a sobrevivência do regime democrático e do Estado, como sociedade, politicamente, organizada, por conta da repetição, os escândalos tornam-se regra e os comportamentos éticos corretos, exceção. E, a grande massa do povo já passa a entender que as negociatas, as maracutaias, a compra de votos, e, a presença numerosa de malandros na atividade política é algo a ela inerente. E, por isso, irrelevante, senão natural.

 

A imprensa

Cabe aqui um papel de extraordinária valia aos meios de comunicação e às oposições, que, desde que não comprometidos ou lenientes, fazem uma espécie de contrapeso para evitar que as instituições se afoguem num mar de lama que já se forma e corre pelos poderes, notadamente, os executivos e legislativos dos três níveis de governo. Os escândalos políticos, nos últimos anos, foram tantos que já é difícil enumerá-los. E mesmo quando o maior deles, o caso do mensalão, depois de ter recebido absolvição no conspurcado meio político onde se deu, acabou virando processo no Supremo Tribunal Federal, ainda, outros escândalos são revelados quase que todos os dias.

 

Laranja Cisco

O mais recente, para não falar na novela de múltiplos e eletrizantes capítulos do caso Renan Calheiros, é de uma empresa com ligações no exterior denominada Cisco, que, usando “laranjas”, doou R$ 500 mil ao PT. A doação, em si, pode ser relevada e há quem afirme que nada tem de ilegal, embora seja difícil ao povo entender por que um partido de trabalhadores, fora de época de campanha política, abocanhe tão polpuda verba de uma empresa privada, e, esta dê o dinheiro como se nenhum interesse próprio tivesse.

 

Prego sem estopa

Acontece que a oposição diz que o dinheiro não foi dado de graça, mas, em troca de benefícios para a empresa Damovo, que distribui produtos da Cisco, em licitação da Caixa Econômica Federal. Nesse negócio de doações para partidos ou políticos, ninguém “prega prego sem estopa”.

O Congresso Nacional está ocupado com alguns assuntos urgentes e relevantes, que vão da votação da CPMF, que o governo quer aprovada, às apreciações dos múltiplos processos contra Renan Calheiros. Mas, mesmo assim, senadores do PSDB e do DEM já falam em criar a “CPI do PT”, caso investigações revelem que esse troca-troca que beneficiou o Partido dos Trabalhadores aconteceu sob o patrocínio de outras empresas, além da Cisco. Isso mostra uma nova prática fora das campanhas eleitorais, em parte substituta do escandaloso caso dos mensalões.

 

Atenção, aspones!

Por favor, meus colegas escribas de Assessorias de Imprensa de órgãos públicos, e adjacências, escrevam sobre a ponte, a estrada, ou a escola - informando onde foi construída ou reformada, porque foi feita, para que serve, a quem beneficia, etecéteras. Sejam inteligentes (mesmo que precise puxar-o-saco do chefe para manter-se na teta), e de forma subliminar, bem velada, diga quem esteve lá, o que falou, quem pediu e quem destinou os recursos para o empreendimento. Escreva sem tantos adjetivos e predicados elogiosos. E, deixe para os usuários da tal coisa pública, os elogios e os agradecimentos pelo benefício que recebem. 

- Os cursos de comunicação social (e, a lógica, e o bom-senso) ensinam que A PONTE é mais importante do que O DISCURSO do político (ou autoridade) que lá esteve.

 

ALE apoiou campeão

Release oficial: O presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia recebeu, na Presidência da Casa de Leis, o atleta de taekwondo (é assim que se escreve?) José Torres que foi agradecer o apoio da ALE, que forneceu as passagens para que ele pudesse participar no Campeonato Brasil Open em São Paulo, no dia 9 de agosto, que é um campeonato internacional. O atleta foi campeão e destaque da categoria adulto, na qual concorreu com atletas dos Estados Unidos, China, Chile, Paraguai e Argentina.

Reconhecimento

De acordo com o deputado, “é importante que os atletas de Rondônia recebam apoio e se destaquem em nível nacional no esporte. Não podemos deixar, de forma alguma, de  incentivar esses jovens que têm levado o nome de Rondônia como destaque para o restante do país”, disse.

- Enquanto isso, o desportista Braçal (Helias Ferraz) se bate para conseguir só as  passagens para representar Rondônia, com sua equipe de boxeadores, no 62º Campeonato Brasileiro de Boxe, em setembro, no Distrito Federal. E, é bom que se diga, que o Braçal (é este, mesmo, a sua alcunha) é funcionário da própria Assembléia Legislativa de Rondônia. E, veio à Redação do ALTO MADEIRA relatar o seu périplo, e contar sua falta de sorte.

 

Banco quilombola?

Moeda Guará?

Quotas para negros?

Unipalmares forma a 1ª turma de alunos negros.

- Péraí, isso é inclusão social? Ou, é mais uma forma de isolar (distanciar) a classe negra da nossa sociedade? Privilégios são outra forma de discriminação. Ou, não são?

 

Como trabalham !

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 1758/07, do deputado Silvinho Peccioli (DEM-SP), que fixa norma para devolução de troco abaixo de cinco centavos. Pela proposta, quando não for possível a devolução integral do troco nas compras em dinheiro, a diferença será sempre a favor do consumidor.

- Claro que o assunto interessa, e, é importante. Mas, nesta época de ESFORÇO CONCENTRADO, senhor Silvinho, a Câmara não tem NADA mais a fazer?

- Quanto trabalho por pouco troco!

Para refletir

"Nada estabelece limites tão rígidos à liberdade de uma pessoa, quanto a falta de dinheiro." - John Kenneth Galbraith.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Na manhã da última terça-feira, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), juntamente com o secretário de obras Diego Lage e vereadores, dentre eles o vereado

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)