Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GillettePRESS - O REQUENTADO


 

 

 

O REQUENTADO
No Brasil, mudar de Governo é só trocar de defeito.  A Gestão Nacional de hoje põe culpa  na Gestão Nacional de ontem. A Gestão Nacional de ontem põe culpa na Gestão Nacional de anteontem. E assim se chega a Tomé de Sousa. Este - "coitado!" - não pôde colocar culpa no seu antecessor. Por quê?  Não o teve. (Tomé de Sousa, apenas  para refrescar a memória, foi o primeiro Governador-Geral do Brasil).
- Esta pérola da política (não seria politiquice?) brasileira é da edição nº 38 do incomparável jornalzinho do amigo (dr.) Jackson Abílio de Souza, que nos brinda, mensalmente, com textos inteligentes, curiosos e educativos.

Assine
Dr. Jackson não me autorizou, mas, eu arrisco a informar o e-mail dele, para quem desejar receber O REQUENTADO, pela internet: [email protected]

Coisas de Brasil
Armas de soldados da Polícia Militar desapareceram em um vôo da TAM que saiu do Rio de Janeiro em direção a Manaus, na noite de quinta-feira (2). Os policiais  registraram queixa do sumiço de pelo menos 11 pistolas calibre ponto 40 na Polícia Federal, segunda-feira (6). Segundo a ocorrência, os soldados participaram da segurança dos Jogos Pan-Americanos e estavam voltando para casa. A TAM informou que está apurando o que aconteceu com as armas.
- Mas, como? O avião é tão grande assim, um labirinto? E, os vigias (pê-êmes) estavam fazendo o que? Onde?, durante o vôo.

Cuba libre (?)
O Brasil, sempre tão hospitaleiro com estrangeiros interessados em buscar abrigo por aqui, e condescendente com criminosos que vivem anos a fio entre nós, ao arrepio das leis de seus países, não resta dúvida, agiu com eficiente suspeita ao prender e repatriar os pugilistas cubanos Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara, que vieram ao nosso Pan.
- Se os esportistas, como se alegou, foram embora por livre e espontânea vontade, por que prendê-los, por que isolá-los do acesso à imprensa, por que não deixar que explicassem suas razões? Se estavam ansiosos para voltar, por que se separaram da delegação cubana do pan-americano?

Frieza nossa
A história deles está, no mínimo, mal contada. Terão validade zero quaisquer declarações que os dois venham a fazer quando, já, sob a jurisdição de Fidel Castro. Uma vez lá, dificilmente se poderá saber de fato qual terá sido o destino de ambos.
- Pena que lei não tem alma e nem coração. (Pelo menos, as nossas).
Especialista?

Deu na Agência Senado (de notícias): "CPI da Crise Aérea deve contratar um especialista em aeronáutica para analisar os dados contidos na caixa preta do Airbus A-320 da TAM, acidentado em 17 de julho, em Congonhas."
- É coisa, mesmo, tupiniquim... As caixas-pretas não são (simples) gravadores de som? O áudio contido nelas precisa ser interpretado (traduziodo) por especialista para ser entendido? A imprensa do mundo já divulgou o que está gravado - todos sabemos, portanto - e vêm, agora, nossos espertos representantes com essa lorota!?
- Aí tem coisa...

Pelo povo, ó!
O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, defende a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 50/07, até 2011.
- Legítimo representante da população paulista. (Claro, os seus eleitores não estão sujeitos à CPMF, com certeza).

Rádios comunitárias
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou quatro decretos legislativos que autorizam o funcionamento de rádios comunitárias, em Campo Bonito, no Paraná, Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, Santo Antônio do Monte, em Minas Gerais, e Corumbá, no Mato Grosso do Sul.
- Sabendo-se que rádio comunitária não pode vender espaço publicitário, nem cobrar pelo que irradia, a pergunta é bem oportuna: quem paga a conta de uma RC? Aí tem coisa!

Para refletir
"Cada dia, morrem, por causa da fome, 24 mil pessoas; 10% das crianças, em países em desenvolvimento, morrem antes de completar cinco anos de idade" - Trágica informação da FAO (Food and Agriculture Organization/Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação).

gillettePRESS - [email protected]

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Viação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Viação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)