Porto Velho (RO) sábado, 7 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

GillettePRESS: Dia de Todos os Santos


Dia de Todos os Santos 

Hoje, a Igreja Católica celebra a festa daqueles que se comprometeram com Deus Pai, com o seu Reino de bondade, de justiça e de amor, e em nome de Jesus Cristo assumiram de maneira radical com seus semelhantes. Por isso nesta festa, todo o povo cristão, é convidado a entrar em comunhão com Deus e com todo o homem de boa vontade. Como Jesus de Nazaré, somos convidados a fazer de nossa vida uma eucaristia, uma oferenda viva.

 

Antigamente

Na Igreja antiga, os santos eram entregues às chamas, às fera, às torturas cruéis. Hoje,  também, milhares de santos são entregues à morte, são torturados pela fome, pelo desemprego, pela doença e silenciados pela repressão, pela intimidação, pelas ameaças de morte dos que se julgam senhores do mundo. Mas, é nas entranhas dos que sofrem, dos aflitos, dos esquecidos, que germinam, nascem e dão frutos as sementes do Evangelho de Jesus Cristo.

 

Santos de hoje

Desta maneira, a festa de hoje é também a festa dos Santos de nossos dias, essa numerosa multidão, cujo testemunho vivo é fonte perene de renovação para a Igreja. - - - Honra e louvor tributemos ao Pai, e, ao Filho, também, com seu amor - um só Deus para sempre.

 

Heróis

A pátria orgulha-se de seus heróis, dos grandes políticos, dos imortais cientistas, poetas, artistas, etc.

Com justo orgulho ergue-lhes monumentos, dedica-lhes praças, ruas, guarda-lhes,  ciosamente, os nomes nos anais da história. Com muito mais razão, a Igreja ufana-se de seus filhos, que passando por este mundo, conservaram a integridade da fé, perseverando-se puros da corrupção e gozam, atualmente, o prêmio da vida eterna.

 

Todos os santos

A galeria de Santos na Igreja é muito mais rica de heróis do que a de todas as nações da terra. Há Santos que pertencem as todas as épocas e nações; a todas as categorias de classe sociais; santos desde crianças que não conheceram as malícias do mundo, até velhos venerandos de todas as regiões, raças, cores, e profissões. Cada um de nós pode escolher o modelo que mais agrada, o que for conforme a nossa vida e profissão na terra.

A igreja propõe a nossa imitação. Este é o dia em que se comemora a festa de todos os Santos. As pessoas vão visitar os seus familiares já falecidos ao cemitério. Mandam-se rezar missas em nome das pessoas falecidas. Deixam-se nas campas ramos de flores e acendem-se velas para relembrar as pessoas falecidas. As pessoas aproveitam este dia,  também, para dar passeios no jardim e outros locais.

 

Oração

Grande e bom Deus, que é o homem para que dele Te lembreis? Somos como a flor que,  hoje, floresce, e amanhã já se encontrará murcha. Ou, como o sopro da vida que, hoje, respira, e, amanhã jaz sem alento. Somos um nada, um verme, um grão de areia que não faz pender a balança.

 

Tu, no entanto, tens piedade de todos, pois todos Te pertencem. Em todos, achas graça, e, para com todos és misericordioso, porque tudo podes, ó Deus, grande amigo da vida. Dá-nos, Te pedimos, Teu Espírito Santo, para que tenhamos a paixão por tua santidade, abominemos o mal, e nos afastemos das trilhas do pecado.

 

Que a nossa tentação, sejas Tu, ó Deus, de toda beleza e do milagre da vida! Que só aspiremos mergulhar no mar da tua Trindade Santíssima, e, sejamos peregrinos da Tua Sarça Ardente.

- Por nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

(Frei Neylor J. Tonin)

 

Hoje

O Dia de Todos os Santos é Feriado cristão, hoje, comemorado nos seguintes países:  Alemanha, Bélgica, Suécia, França, Filipinas, Noruega, Luxemburgo, Suíça, Espanha, Eslováquia, México, Líbano, Peru e Áustria.

 

Pare refletir

"Ó Deus, concedei-nos, pelas preces dos Santos, a quem destes perseverar na imitação de Cristo pobre e humilde, seguir a nossa vocação com fidelidade. E, chegar àquela perfeição que nos propusestes em Vosso Filho - que, convosco, vive, e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém."

Mais Sobre Política

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) comandou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), participou da reunião com o Colegiado Superior do Es

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

O deputado Adelino Follador (DEM) recebeu com alegria o anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), sobre o asfaltamento da BR-319,

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Ao longo de 36 anos, a promulgação da Constituição Estadual de Rondônia foi lembrada de forma trivial pelos Poderes, mas no ano de 2019 a data de 6