Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

gillettePRESS - Desafiando a Justiça


Desafiando a Justiça

Há dois meses e 20 dias, a Justiça, através de uma ação do Ministério Público do Estado de Rondônia, determinou que o prefeito de Vilhena Marlon Donadon exonerasse,  imediatamente, 13 dos seus familiares de linhagem direta - Ângelo Mariano Donadon Junior (irmão), Patrícia Bertoncello (esposa), Luciano Feitosa do Nascimento (tio), Pedro Feitosa do Nascimento (tio), Éden Marta Donadon Lucena (prima), Elton Jonas Donadon (primo), Francisca Donadon Stefanies (prima), Josué Donadon (primo), Paula Batista Donadon Gardini (prima), Raquel Donadon (prima), Zacarias Batista Donadon (primo), Carina Gisela Nogueira de Lima (irmã de Patrícia) e Marlene Bertoncello (sogra de Marlon).  - Todos esses, e mais 513, foram mandados embora, totalizando 526 servidores com cargos comissionados exonerados. Mas, Marlon nomeou, novamente,  uma parte dos demitidos, inclusive os que foram listados para afastamento por serem da família Donadon. Entre eles está sua esposa Patrícia Bertoncello.
- Contra Donadon, quem pode?
 
Jogada astuta

A escolha de Nelson Jobim para o Ministério da Defesa, no lugar de Waldir Pires, está sendo vista no Brasil como uma "jogada astuta" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo uma reportagem do jornal The New York Times, ontem. A mudança foi registrada pelos principais jornais das Américas, Europa e Estados Unidos.
"Advogado de profissão, Jobim poderia ajudar (Lula) a navegar em questões legais levantadas pelo acidente (com o Airbus da TAM), e ele vem do PMDB, aliado do PT de Lula", explicou o NYT.
- Eu, também, acho.

Medo de avião

Lula: "Eu duvido que alguém nesse cenário não tenha medo de avião. Eu,  particularmente, quando viajo, me entrego a Deus".
- Eu, também. Mas... como, presidente! Medo porque? Medo é coisa da plebe, afinal o Brasil não tem problema algum nessa área (diziam seus assessores).

Madrugada gelada

Quinta-feira foi o dia mais frio do ano, na terra das Araucárias. Em Palmas, o  termômetro marcou -3,4ºC. A massa de ar polar levou frio intenso para o Paraná nesta quinta-feira (26). Foram registradas geadas em praticamente todo o estado. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, em Palmas, foi registrada a temperatura mais baixa do dia, entre as 8 e as 9 horas.
- Ah! Que saudade do Paraná! (Só do frio).

Corrupção e reforma

Todas as nações desenvolvidas usam o sistema distrital para suas eleições legislativas, com a exceção de um único país. O sistema  nunca foi mudado porque cria uma forte vinculação eleito-eleitor, que não existe ou é muito tênue num sistema proporcional como o do Brasil. Aqui, o eleitor pode votar em qualquer candidato das dezenas de partidos, em seu estado (nas eleições estaduais ou federais), ou município (para vereador). Este sistema eleitoral estimula duplamente a corrupção. Primeiro, a escolha pelo voto individualizado entre cem, 200 ou até mil candidatos obriga os competidores a um dispêndio muito alto para se destacar dos concorrentes, do próprio partido, e dos outros. A busca desses recursos acaba, em geral, fugindo à legalidade e à ética, com desvio de recursos públicos, caixa 2, etc.

Estímulo à corrupção

O segundo é estímulo à corrupção, que, não existindo vinculação eleito-eleitor, os legisladores se sentem livres para agir em benefício pessoal e de seus amigos, pois têm quase certeza de que não podem ser cobrados pelos que neles votaram. Portanto, um dos mecanismos indispensáveis para reduzir o alto nível de corrupção e a falta de ética na política é alterar o sistema eleitoral, com a introdução do voto distrital misto, como existe na Alemanha e em outros países (metade é eleita pelos distritos e metade por uma lista partidária fechada).
- O quê estão (os nossos legisladores) esperando?

Arapongas em alta

Um "exército de Sherlock Holmes" – ou detetives particulares – está gerando um espetacular crescimento da atividade de espionagem no Brasil.  O nosso país tem 120 mil arapongas particulares – possivelmente o maior contingente em todo o mundo. Isto representa um crescimento de 100% nos últimos dez anos. "O Brasil não inventou a espionagem privada, mas abraçou a profissão como poucos lugares", escreve um  repórter do respeitado jornal inglês The Guardian, no Rio de Janeiro. "Das metrópoles do sul às cidades amazônicas, os classificados dos jornais estão repletos de anúncios de investigadores particulares, e há uma enxurrada de seus sites na Internet."
- Pudera, o que há de traições, corrupção, e sacanagens por aí! (Na família, na política, nos poderes, e... nas ruas).

Utilidade Pública:
doe sangue

Requisitos básicos para doação de sangue: estar em boas condições de saúde - ter entre 18 e 65 anos - pesar no mínimo 50 kg - estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem à doação) - apresentar documento de identidade original com foto.

Impedimentos temporários

Gripe: aguardar 7 dias. - Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana. - Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses) - Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem à doação - Tatuagem nos últimos 12 meses - Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos

Hepatite após os 10 anos de idade - Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas - Uso de drogas ilícitas injetáveis - Malária.
Respeitar os intervalos para doação: Homens 60 dias: até 4 doações por ano - Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.
- Estou colaborando com uma amiga jornalista, que me enviou a campanha.
 
Para refletir

"Nunca se queixe, nunca explique, nunca se desculpe. Aja ou saia. Faça ou vá embora."  - Benjamim Disraelli, ex-primeiro ministro inglês - citação de Nelson Jobim, ao tomar posse no Ministério da Defesa de Luiz Inácio da Silva.

gillettePRESS - [email protected]

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Viação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Viação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)