Quarta-feira, 25 de julho de 2012 - 11h36
Por atuarem na rotina orçamentária do Estado, o secretário adjunto da Seplan, Pedro Pimentel, acompanhado do gerente de Planejamento Governamental, aperfeiçoaram técnicas de trabalho por meio de treinamento realizado pela Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP), uma das instituições renomadas do País, atuante desde 1974.
O treinamento, que teve carga horária de 40 horas e realizado em Brasília, contou com instrutores reconhecidos internacionalmente como Paulo Henrique Feijó e Márcio Bastos, autores de diversas obras nas áreas de gestão de finanças públicas.
A busca pela atualização das técnicas irá contribuir para alcançar maior eficácia na elaboração de peças orçamentárias como o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), resultando na eficiência dos serviços públicos prestados em Rondônia. Os instrumentos administrativos são fundamentais para gerenciar e controlar aplicação dos recursos públicos e monitorar os gastos realizados pelo governo.
O treinamento contou com uma dinâmica intensa de exercícios com base em casos concretos, provas avaliativas, entre outros. Além das fases práticas, os gestores tiveram oportunidade de aprofundar conceitos e princípios que nortearam a formulação e implementação do atual arcabouço institucional e das práticas das finanças públicas no Brasil.
“A metodologia utilizada no curso esclareceu pontos importantes que a lei nem sempre deixa claro. Terminamos o curso com a certeza que poderemos contribuir bem mais, e com mais eficiência nos resultados das áreas de planejamento e execução de orçamento”, ressaltou Pimentel.
Fonte: Decom
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).